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São Paulo se prepara para receber os turistas

De Secretaria Especial de Comunicação

A maior cidade da América Latina vai receber mais de 1,2 milhão de brasileiros e 258 mil estrangeiros durante os jogos da Copa do Mundo 2014, segundo a Fundação Getúlio Vargas. Para receber esses visitantes, São Paulo desenvolve, desde 2009, uma série de projetos na área de turismo que visa capacitar profissionais e ajudar os turistas na cidade que vai abrir o Mundial no Brasil.


Além de ser palco da cerimônia e do jogo de abertura, São Paulo terá outros cinco jogos na Arena Corinthians, na zona Leste da cidade, além do Congresso da FIFA e também das FIFA Fan FestsTM, eventos que reúnem torcedores para assistir aos jogos em um ambiente com infraestrutura completa, como telões, barracas de alimentação e palco para shows. O local escolhido foi o Vale do Anhangabaú, no Centro. 


 


Capacitação


Até 2011, mais de 3 mil pessoas - entre taxistas, agentes de viagem, guias de turismo e outros – receberam cursos de capacitação e de idiomas. Por meio de parceria com o Ministério do Turismo, mais de 1150 paulistanos, que trabalham na cadeia produtiva do turismo, foram matriculados no programa de capacitação profissional – Pronatec Copa. Novas turmas serão formadas ainda este mês.  


Outras iniciativas como o treinamento de atendentes de centrais telefônicas para a Copa e o auxílio no programa "Capacitação para o atendimento e a Prestação de Serviços as Pessoas com Deficiência para a Copa do Mundo e outros eventos" também estão previstas. A proposta do curso é a difusão de práticas de atendimento direcionadas às pessoas com deficiência e otimização da acessibilidade.


 


Catadores na Copa - Material Reciclável


As cooperativas de catadores cadastradas farão o recolhimento de todo o material reciclável nos cinco pontos de exibição pública dos jogos, que reunirão 90 mil pessoas, além da Fifa Fan Fest, que acontecerá no Vale do Anhangabaú e prevê 40 mil espectadores. O município ainda negocia para que os catadores atuem também na Arena Corinthians, que receberá o jogo de abertura do evento no dia 12 de junho e outras cinco partidas.


Áreas de Restrição Comercial


As Áreas de Restrição Comercial  compreendem o entorno da Arena Corinthians, em Itaquera, e da Fan Festa da Fifa, no Vale do Anhangabaú. O decreto 55.010 garante aos patrocinadores do Mundial que nas ruas das áreas delimitadas só poderão ser comercializados produtos Fifa e de empresas autorizadas pela entidade. Com isso, mais de 600 empregos devem ser gerados. 


Os estabelecimentos regularizados que já atuavam na região não sofrerão alteração no trabalho – eles poderão continuar atuando normalmente nos perímetros estabelecidos, mesmo que vendam produtos de marcas não atreladas à Fifa.


Na Arena Corinthians, a Área de Restrição Comercial funcionará em dias de jogos e no dia imediatamente anterior à partida. Já na FanFest do Anhangabau, ela ficará em vigor durante toda a Copa do Mundo. Todas as ações comerciais e de divulgação realizadas nesses perímetros terão de seguir as determinações da Lei Cidade Limpa.


 


Orientação aos turistas


Já foram instaladas mais de 700 placas de sinalização viária que indicam 100 pontos turísticos da cidade aos motoristas. Até a data do mundial, São Paulo ainda vai ganhar 10 novas Centrais de Informação Turística, sendo oito móveis, para uso durante os jogos e Fan Fests, e duas fixas, uma no Terminal Tietê e uma no Aeroporto de Congonhas. 


Outra grande medida será a instalação de placas de sinalização, orientação e informação turística, desta vez para pedestres, bilíngues com foco na região central da cidade. O objetivo é, além de orientar, estimular a visitação, oferecendo aos turistas - e também aos paulistanos - mais opções de lazer e cultura. Ao todo, o plano prevê a sinalização de 74 atrativos por meio de três tipos de placas: a direcional, que mostrará com setas a direção dos pontos turísticos; a placa interpretativa externa de monumento, que ficará em frente aos atrativos e trará texto sobre a história do local e QRCode para mais informações; e a interpretativa de região, com o mapa da área e a localização dos pontos de interesse turístico próximos.


 


Central de Atendimento - 156 em inglês e espanhol


A Central de Atendimento da Prefeitura vai prestar serviços em inglês e espanhol e tirar todas as dúvidas dos estrangeiros. 


 


Centro de mídia


A Praça das Artes, complexo cultural administrado pela Prefeitura no Vale do Anhangabaú, funcionará durante a Copa do Mundo como uma 'Casa das Nações' – um centro de mídia voltado a jornalistas estrangeiros em visita à cidade. Os profissionais terão acesso a uma sala de apoio estrutural com computadores e acesso à internet, informações turísticas na cidade e opções de roteiro. Segundo o secretário municipal de Relações Internacionais e Federativas (SMRIF), Leonardo Barchini, o apoio será dado aos jornalistas credenciados ou não pela Fifa. O centro tem como intuito atender àqueles que quiserem fazer reportagens sobre a cidade. Para atuação na Arena Corinthians, no entanto, o credenciamento deverá ser realizado exclusivamente com a Fifa. 


 


Informação


A cidade ainda vai ganhar um site oficial de turismo para a Copa do Mundo; auxílio no Programa Brasil Voluntariado do Governo Federal; produção e distribuição de guias turísticos, promoção internacional da cidade em feiras de turismo fora do país, organização de press trips e um programa de sensibilização para a Copa junto aos principais profissionais de turismo da capital paulista.


 

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