Notícia na íntegra

Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2018

São Paulo reúne 1,47 milhão em folia durante o domingo de carnaval

Horário: 00:00
Avenida 23 de Maio foi palco do desfile pela primeira vez no Carnaval da Rua da Cidade; 1,2 milhão de pessoas passaram pela via

O domingo de carnaval (11) contou com a participação de 1,47 milhão de foliões que aproveitaram a folia na cidade. No Anhembi, 20 mil pessoas assistiram aos desfiles das escolas de samba do grupo de acesso; um público de 1,4 milhão também marcou presença nos blocos da cidade. A estimativa é baseada nos números fornecidos  pelos blocos e pelo monitoramento realizado pela Secretaria de Prefeituras Regionais, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Veja as fotos do Carnaval de Rua 2018 durante o feriado prolongado

No Anhembi desfilaram oito escolas do grupo de acesso: Barroca Zona Sul, Leandro de Itaquera, Nenê da Vila Matilde, Colorado do Brás, Camisa Verde e Branco, Águia de Ouro, Pérola Negra e Imperador do Ipiranga.

As ruas da cidade foram animadas por 46 blocos. Entre eles o do cantor Sidney Magal e o Ilú Obá de Min, além do Domingo Ela Não Vai, com a participação da bateria da escola de samba Vai Vai.

As equipes de saúde realizaram 97 atendimentos no sambódromo do Anhembi, pela empresa contratada, e 34 pelo SAMU. Já no carnaval de rua,  a empresa contratada realizou 393 atendimentos e o SAMU, dois.

Entre a sexta-feira (9) e o domingo (11), a AMLURB recolheu 572 toneladas de lixo proveniente dos blocos de rua e do Sambódromo. Desse total, quase 7 toneladas são resíduos recicláveis dos pontos de entrega voluntária (PEVs). Durante esse período foram utilizados 1,4 milhão de litros de água de reuso, em média 200 equipamentos e 8,3 mil litros de desinfetante para a limpeza executada diariamente por cerca de 1.500 colaboradores.

A AMLURB também intensificou as ações de limpeza nas áreas dos blocos de rua. Na avenida 23 de Maio, por exemplo, que fez a sua estreia no circuito paulistano, foram instaladas 60 papeleiras e adicionadas 270 lixeiras aramadas - 200 no sábado (10) e outras 70 no domingo (11) - , além de 15 novos contêineres, de mil litros, para a coleta de detritos. Já na avenida Faria Lima, aproximadamente 40 novas papeleiras foram afixadas para evitar o acúmulo de lixo.

Ao todo, nos trajetos dos blocos de rua, são mais de 300 novas papeleiras e 227 contêineres para o descarte de resíduos, além de 53 pontos de entrega voluntária (PEVs) para os descartáveis.

Vale ressaltar que a colaboração do folião, jogando o lixo no lixo, é fundamental para manter a limpeza da cidade.

Agentes das prefeituras regionais Sé, Vila Mariana e Pinheiros, por onde passaram mais blocos, com o apoio de 158 integrantes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) , apreenderam 1.134 sacos com produtos irregulares, além de 13 carrinhos e uma caixa de som.

Nas três também foram emitidas 78 notificações de multa,  com base no Decreto 57.983, que tem como objetivo conscientizar a população a não urinar nas ruas da capital.

O Carnaval de Rua continua nesta segunda-feira. A programação completa pode ser acessada aqui.

Trabalho infantil
As equipes de abordagem da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) receberam uma denúncia e realizaram 111 abordagens durante o domingo.

Leia também:
Bloco Agrada Gregos desfila nesta terça na Avenida 23 de Maio
São Paulo recebe público de 8 milhões e se consolida como um dos maiores carnavais do Brasil
Sábado de Carnaval reúne 1,65 milhão de foliões em São Paulo
Confira a galeria de fotos do Carnaval de Rua na cidade de São Paulo
Anhangabaú conta com shows durante o carnaval de São Paulo
Programa Municipal de DST/AIDS distribui mais de 350 mil preservativos gratuitos no pré-Carnaval
Primeiro fim de semana do Carnaval de Rua 2018 leva 3,95 milhões aos blocos em São Paulo
Sábado do Pré-Carnaval de Rua em São Paulo arrasta multidão para blocos
Veja a galeria de fotos do Carnaval de Rua 2018 da cidade de São Paulo
Pré-carnaval começa neste fim de semana com shows no Anhangabaú e em M’Boi Mirim
Multa de R$ 500 será aplicada a folião que urinar na rua durante o Carnaval
SMS vai distribuir 1 milhão de preservativos aos foliões no Carnaval de SP
Prefeitura de São Paulo realiza Grito de Carnaval contra a exploração sexual de Crianças e Adolescentes
Prefeitura de São Paulo lança campanha de combate ao trabalho infantil no Carnaval 2018
Carnaval de Rua 2018 bate recorde com 493 desfiles por toda a cidade

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn