Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2019

São Paulo recebe mais de 4.800 ônibus novos em menos de três anos

Horário: 00:00
Com a entrega dos novos veículos, 34% da frota paulistana foi renovada desde 2017

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes e SPTrans, informam que, desde o início de 2017, a capital já recebeu mais de 4.800 ônibus novos. O número representa a renovação de mais de 34% da frota que circula na cidade, que é de aproximadamente 14 mil ônibus. Do total de veículos novos, cerca de 3,6 mil foram entregues nos últimos dois anos.

Todos os ônibus que entram agora no sistema de transporte são equipados com ar-condicionado, acessibilidade a pessoas com deficiência, tomadas USB e motor padrão Euro V, menos poluente. Mais de 70% da frota conta com esse tipo de motor e 99% são acessíveis para deficientes.

A cidade de São Paulo também recebeu cinco miniônibus com acessibilidade completa, possibilitando acomodar até quatro cadeiras de rodas, com piso baixo, porta dianteira com acesso por meio de rampa e sem catracas. Os ônibus operam nas linhas 605A/10 Centro Paralímpico – Metrô Jabaquara e 476L/10 Metrô Vl. Mariana – Lar Escola São Francisco.

Elétricos

A nova frota paulistana conta com 15 ônibus 100% elétricos, movidos a bateria, que entraram em operação no mês de novembro deste ano e atendem a Zona Sul da cidade, na linha 6030/10 Unisa-Campus1 - Terminal Santo Amaro.

Em novembro também foi apresentada a nova identidade visual dos ônibus paulistanos, que mantém as cores da área de atuação e os números do prefixo na dianteira, traseira, laterais e no teto.  A nova identidade visual traz uma preocupação com a segurança das pessoas mais vulneráveis na circulação viária, como pedestres, ciclistas e motociclistas, e isto foi registrado de forma efetiva com adesivos aplicados nos pontos considerados “cegos”, durante as manobras no trânsito.