Terça-feira, 11 de Agosto de 2020

São Paulo participa de webinar internacional sobre tecnologia e transparência durante a pandemia

Participantes discutiram sobre a participação cidadã no contexto da covid-19

A Prefeitura de São Paulo participou do webinar “Tecnologia para Confiança e Verdade durante a Covid-19”, promovido pela organização não-governamental National Democratic Institute (NDI), com o objetivo de realizar um intercâmbio de experiências entre cidades da América Latina com relação à transparência e participação do cidadão junto à administração pública, dentro do contexto da covid-19. O evento foi realizado no final de julho.

Com a intermediação da equipe de Relações Internacionais da Prefeitura, o evento contou com a presença da Coordenadora de Promoção da Integridade da Controladoria Geral do Município (GCM), Carolina Dalla Pacce, que compartilhou a atuação da cidade frente à pandemia. A interlocutora de São Paulo apresentou as funcionalidades do Portal 156 e do site Transparência Covid-19, bem como outras ações feitas pela gestão municipal no controle da crise sanitária, sob a perspectiva da Controladoria.

Além de São Paulo, o painel teve a participação do Coordenador da Equipe de Diálogo e Políticas Públicas de Buenos Aires, Hernán Charosky, da Diretora de Governo Aberto da Agência Digital de Inovação Pública da Cidade do México, Alejandra González García e do Alto Conselheiro de Tecnologia de Informação e Comunicação de Bogotá, Felipe Guzmán Ramírez. O National Democratic Institute foi representado por Kristen Sample, de Washington DC, Francisco Herrero e Andrea Fernandes, de Bogotá.

O NDI é uma organização não-governamental baseada nos Estados Unidos que trabalha com parceiros de países em desenvolvimento para aumentar a eficácia das instituições democráticas a partir da participação cidadã e da transparência na prestação de contas dos governos.