Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020 | Horário: 12:42

São Paulo participa de videoconferência sobre Smart City e Segurança Urbana

Durante o encontro, os participantes dialogaram sobre o uso da tecnologia na segurança urbana durante à pandemia

A Prefeitura de São Paulo participou de uma videoconferência com representantes das cidades do Peru, Colômbia e Chile. Realizada nesta quinta-feira, o tema da conferência foi Smart City (cidades inteligentes) e Segurança Urbana durante a pandemia do novo coronavírus

Durante o encontro, os participantes dialogaram sobre como a tecnologia tem sido usada para a segurança urbana durante a pandemia. A Diretora de Segurança de Las Condes, Javiera Benites, compartilhou que as ações implementadas para tornar uma cidade inteligente estão baseadas em dados e buscam se adequar às realidades de cada local; além disso, os sistemas prezam pela usabilidade e eficiência para a gestão. “Mais do que resultados satisfatórios, estamos conseguindo melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou Javiera.

Na sequência, o Secretário Hugo Acero ressaltou a preocupação com a vida em comunidade no pós-Covid-19. Ele pontuou que, apesar das tecnologias proporcionarem um desenvolvimento importante durante o período do coronavírus, a pandemia pode modificar os comportamentos e a coletividade, destacando a importância da atuação em conjunto: “necessitamos, em matéria de segurança e justiça, ser uma equipe que trabalha com transparência e pensa as estratégias em conjunto”, comentou Acero.

O secretário municipal de Segurança de São Paulo, Celso Monari, apresentou as iniciativas da cidade de São Paulo que contribuíram para a redução dos índices de criminalidade. “Hoje, São Paulo é a capital mais segura do Brasil”, comentou Monari. Ele também pontuou sobre as novas estratégias adotadas, no período da pandemia, como a body cam e adaptações urbanísticas, para aumentar a segurança dos cidadãos.

Cerca de 50 pessoas acompanharam a videoconferência, que possibilitou o intercâmbio de práticas na área da segurança urbana para garantir o bem-estar dos munícipes, além de fortalecer a relação entre as cidades latino-americanas no processo para se converterem em cidades inteligentes. “Essa experiência de conhecer as diferentes estratégias adotadas nas cidades latino-americanas nos proporcionou maior entendimento sobre o tema e das ações que podemos adaptar aqui”, finalizou o prefeito de Miraflores, Luis Molina.

Participaram da reunião online o secretário municipal de Segurança Urbana da Prefeitura de São Paulo, Celso Aparecido Monari, o prefeito de Miraflores (Peru), Luis Molina Arles, o secretário de Segurança e Convivência de Medellín (Colômbia), José Gerardo Acevedo, o Secretário de Segurança, Convivência e Justiça de Bogotá (Colômbia), Hugo Acero e a Diretora de Segurança de Las Condes (Chile), Javiera Benites. A reunião online também foi acompanhada pelos Assessores para Assuntos Internacionais Bilaterais da Prefeitura de São Paulo, Lucas Bispo, Francisco Pereira e Luz Camacho Molano. A participação da cidade de São Paulo nesta conferência online foi articulada pela equipe de Relações Internacionais da Prefeitura.