Sexta-feira, 14 de Maio de 2021

São Paulo inicia vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades acima de 50 anos

Veja a relação de documentos necessários para aplicação da vacina em um dos postos da capital
3633427-Início da Vacinação contra a COVID-19 para Pessoas Acima de 50 Anos com Comorbidades

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou na manhã desta sexta-feira (14/05), a vacinação das pessoas com idade acima de 50 anos, com comorbidades, e pessoas com deficiência permanente beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) em toda a rede municipal da Saúde. Para realização da imunização, as pessoas com comorbidades acima de 50 anos precisam apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF) e comprovante de condição de risco (exames, receitas, relatório ou prescrição médica), contendo o CRM do médico.

“Nós estamos dando, inclusive, um prazo de até dois anos para esses documentos pois muita gente não pôde comparecer a uma unidade de Saúde no ano passado. Estamos permitindo, inclusive, que a comprovação desses documentos possa ser feita por papel ou de forma digitalizada, com o celular. Nosso intuito é facilitar a vacinação”, explicou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Segundo o secretário, as pessoas com hipertensão arterial resistente deverão apresentar a receita de apenas um medicamento e não de três. “Um único medicamento na receita pra essas pessoas já será o suficiente pra que a gente possa fazer a vacinação”, afirmou.

Acesse a lista de comorbidades

Nesta nova etapa da campanha de vacinação, todos os 25 postos de sistema drive-thru estarão em funcionamento das 8h às 17h, apenas para aplicação de primeira dose nos grupos elegíveis. Também serão reabertos os postos montados em farmácias parceiras da campanha.

“Estamos agora nessa batalha de poder fazer a vacinação com maior agilidade, maior possibilidade de atendimento da população com os drives, as UBS e agora também com os mega postos”, disse o prefeito em exercício, Ricardo Nunes.

As 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital disponibilizarão a vacinação em duas doses (D1 e D2) para todos os grupos do Instrutivo nº 21 da campanha de imunização.

A SMS recomenda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos, e com o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) preenchido, para agilizar o tempo de atendimento. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.

Vacina boa é vacina aplicada

Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apenas 20% do grupo com comorbidades e faixa etária entre 55 e 59 anos foi imunizado.

“Estamos mais uma vez insistindo que as pessoas não devem escolher entre vacina A, B ou C. O importante é tomarem vacina. Vacina boa é vacina aplicada pra que a pessoa se proteja e não venha adquirir o vírus da doença e ter que ser internada. Normalmente, no primeiro e segundo dia a gente vacina todo contingente de pessoas daquele grupo prioritário. Nos preocupa um pouco que dessa vez, apenas 20% se vacinaram”, afirmou o secretário de Saúde, Edson Aparecido.

Gestantes e puérperas

No início da próxima semana, dias 17, 18 e 19, haverá a vacinação de gestantes e puérperas com idade acima de 18 anos nas Unidades Básicas de Saúde.

“É importante que esse público se vacine na segunda (17), terça (18) e quarta-feira (19). A gente pede que esse público vá pra poder usar esse lote da Pfizer que está descongelado”, afirmou o prefeito em exercício, Ricardo Nunes.

Acesse a página Vacina Sampa e veja a relação com todos os postos de vacinação contra o coronavírus na capital, além dos próximos grupos que serão imunizados.