Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020 | Horário: 16:28

São Paulo inicia na sexta-feira (17) envio de notificações do IPTU 2020

Contribuintes já podem consultar valores pela internet e realizar o pagamento

Atualizado em 16/01/2020 às 8h

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, inicia nesta sexta-feira (17/01) o envio das notificações do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020. Dependendo da data de vencimento (confira o calendário em anexo), as notificações continuarão a ser enviadas até o dia 13 de fevereiro. O vencimento da primeira parcela ou cota única de todos os contribuintes com imposto a pagar ocorre em fevereiro, exceto para aqueles que optaram para o envio para administradoras, cujo vencimento será no dia 20 de março.

A partir desta quarta-feira (15/01) os contribuintes já poderão consultar os valores do IPTU 2020 e realizar o pagamento à vista ou da primeira parcela do imposto, sem a necessidade de aguardar o recebimento da notificação. A consulta aos valores deve ser feita exclusivamente pelo site oficial da Prefeitura de São Paulo, no link http://www.prefeitura.sp.gov.br/iptu2020/, buscando a opção Consulta da Emissão Geral e 2ª Via do IPTU.

Assim como nos anos anteriores, em 2020 não haverá o envio mensal de boletos de pagamento do IPTU para os contribuintes que não efetuarem o pagamento à vista. Os contribuintes vão receber inicialmente a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela. Quem optar pelo parcelamento receberá posteriormente, num único formulário, todos os boletos para pagamento das parcelas seguintes. Esses boletos poderão continuar a ser pagos mensalmente, conforme os vencimentos de cada parcela.

Quem optar pelo pagamento do IPTU à vista terá um desconto de 3% no tributo. Outra vantagem de quitar o imposto à vista é evitar o eventual esquecimento de pagamento de alguma parcela mensal, o que gera acréscimos moratórios.

As formas de pagamento do imposto seguem inalteradas: ele poderá ser realizado nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos conveniados (consulte a lista aqui). Por esses canais online, não há necessidade do documento impresso, basta a informação do número de cadastro do imóvel (que pode ser obtido nas notificações do IPTU). O pagamento também poderá ser realizado nos guichês de caixa e nas lotéricas – para esses canais é necessário o documento impresso.

O pagamento também pode ser realizado por débito automático – para os contribuintes que fizeram essa opção em anos anteriores, ela continuará valendo para 2020. Quem ainda não optou por esta modalidade deverá realizar o pagamento da 1ª parcela pelos canais normais, mas poderá fazer essa opção até a data de vencimento dessa parcela, sendo que a opção pelo débito automático passará a valer já a partir da 2ª parcela.

A Prefeitura também faz um alerta aos cidadãos paulistanos que um golpe está sendo aplicado por meio do envio de boletos falsos referentes ao pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Consulte sempre o site da Prefeitura sobre o IPTU http://www.prefeitura.sp.gov.br/iptu2020/.

Entenda o IPTU

Para facilitar o entendimento da Notificação de Lançamento do IPTU, a Secretaria da Fazenda de São Paulo disponibiliza um tutorial na internet (acesse aqui). Com a ferramenta, de fácil utilização e linguagem simples e acessível, os contribuintes poderão compreender o significado de cada informação constante na cartela do imposto.

O tutorial permite aos contribuintes conseguirem breves descrições de cada campo da Notificação de Lançamento do IPTU, simplesmente passando o cursor do mouse sobre o local da dúvida, e ainda acessarem descrições detalhadas e a legislação pertinente ao imposto. Caso o contribuinte tenha alguma dificuldade para visualizar as informações, pode acessar o tutorial por meio de outro navegador de internet.

Além disso, os contribuintes podem acessar as perguntas mais frequentes na página http://www.prefeitura.sp.gov.br/iptu2020/. Caso a dúvida persista, os moradores podem entrar em contato com a Prefeitura pelo telefone 156, pelo Portal SP156 ou comparecer na Subprefeitura mais próxima de sua residência. Os questionamentos também podem ser enviados pelo formulário de atendimento Fale com a Fazenda.

IPTU 2020 - Atenção a possíveis golpes

Se você desconfiar de algum material sobre o IPTU enviado para sua residência, o caminho mais fácil para confirmar que não se trata de um golpe é entrar no site oficial www.prefeitura.sp.gov.br/iptu2020.

Nesta página você pode verificar informações sobre o seu IPTU e emitir a 2ª via do imposto, além de verificar o modelo da Notificação de Lançamento.

Lembramos que a Secretaria Municipal da Fazenda não envia boletos de IPTU por e-mail!

Envio dos boletos

Assim como nos anos anteriores, em 2020 não haverá envio mensal dos carnês do IPTU: os contribuintes vão receber inicialmente a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela – que deverá ser feito em fevereiro.

Os munícipes que optarem pelo parcelamento receberão posteriormente, num único formulário, todos os boletos para pagamento das parcelas seguintes. Esses boletos poderão continuar a ser pagos mensalmente, conforme os vencimentos de cada parcela. Aqui a dica permanece a mesma: se você desconfiar das informações da notificação, entre no site oficial www.prefeitura.sp.gov.br/iptu2020 e verifique se está correto.