São Paulo firma adesão ao programa Acessa SUS

O prefeito Bruno Covas assinou nesta quinta-feira (28), na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo, a adesão da capital paulista ao programa Acessa SUS. O programa é fruto de uma parceria entre o Executivo Estadual, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensorias Públicas Estaduais e tem como objetivo oferecer ao cidadão um serviço para recepção de solicitação de medicamentos e insumos de saúde.

“A preocupação com a saúde da população não é exclusiva de nenhum dos poderes da nossa constituição, é uma preocupação de todos os setores públicos”, destacou o prefeito Bruno Covas.

O programa prevê o atendimento direto à população e das demandas provenientes do Ministério Público, Defensoria Pública e do Poder Judiciário Estadual, visando à diminuição de ações judiciais desnecessárias e ainda fornecendo informações técnicas para os magistrados antes da decisão judicial, promovendo o uso racional de medicamentos com maior segurança e efetividade.

Por meio do acolhimento presencial, técnicos da saúde verificarão a necessidade individualizada do paciente e buscarão o atendimento da demanda, levando em consideração a integralidade de assistência à saúde que o SUS propõe, sempre com foco de reinserção do paciente no Sistema Único de Saúde.

Para acessar esse serviço o cidadão deverá se dirigir ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Maria Zélia (pertencente à Secretaria Estadual de Saúde), onde receberá as orientações e encaminhamentos necessários a sua solicitação.

Construindo Histórias - Operação comida na mesa