Notícias

São Paulo elabora Plano Municipal de Turismo

Conferência Municipal de Turismo encerra etapa participava da sociedade com colaborações e sugestões para elaboração de documento; evento participativo ocorre em 16 e 17 de agosto no Theatro Municipal

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura conclui no próximo final de semana a importante etapa de consulta pública para elaboração do Plano Municipal de Turismo.

A 1ª Conferência Municipal de Turismo de São Paulo acontece em 16 e 17 de agosto, no Theatro Municipal, no centro da cidade. Embora o prazo para inscrição ainda não tenha expirado, o número de vagas já foi preenchido com mais de uma semana de antecedência, o que demonstra o interesse da cidade em discutir o turismo.

“A ideia de fazer um plano que conta com as participações de todos os setores é criar uma política de estado e não de governo. O processo amplo de discussão permite que o Plano Municipal de Turismo permaneça para as administrações futuras da cidade”, explica Orlando Faria, da Secretaria Municipal de Turismo.

A conferência é a ultima etapa de um amplo projeto de participação popular na criação e definição de diretrizes para o turismo da cidade. O processo começou em março, com a reabertura do conselho, Conselho Municipal de Turismo (Contur).

Depois, entre abril e maio, foram feitos 12 workshops com diferentes na área de turismo, com temas específicos, como hotelaria, eventos corporativos, mobilidade, polos de ecoturismo, segurança municipal e até um especifico com chefes de governo, para apresentação de planos e ideias de outras secretarias municipais. Em junho, houve ainda encontros com nove instituições de ensino. Tudo foi consolidado durante o mês de julho, para gerar o caderno de propostas que vai ser debatido nos dia 16 e 17, durante a conferência.

“Todo o processo de construção da politica de turismo, que previu a participação da sociedade civil, do mercado e do poder público vai servir como base para a formulação do Plano Municipal de Turismo”, acrescenta Orlando Faria, da Secretaria Municipal de Turismo.

As metas são criar o primeiro plano considerando 2019 até 2021, para alinhar com o Plano Plurianual e relacionar com as provisões orçamentárias do município. A partir daí, o planejamento do turismo passa a ser quadrianual, como o orçamento (2022-2025).

Outra meta de todo o processo que se encerra com a conferência no próximo final de semana é elaborar um plano preventivo de investimentos e melhorias no setor para até 2030.

 

Ações do documento

Vídeos

SPLICA - Transferência de Multas

Ver agenda completa