Terça-feira, 1 de Dezembro de 2020 | Horário: 18:32

São Paulo é eleita uma das 100 melhores cidades do mundo em ranking internacional

O estudo da Resonance Consultancy identifica cidades que são mais desejáveis ​​para os habitantes locais, visitantes e empresários

Com base no Relatório Anual das Melhores Cidades do Mundo, a Resonance Consultancy anunciou as 100 melhores cidades do mundo com população de mais de um milhão de habitantes e São Paulo aparece em 44º lugar. A capital paulista ficou à frente de locais como Copenhagen, Shanghai, Osaka, Atlanta, Rio de Janeiro, entre outros.

O resultado do estudo se baseia em extensa pesquisa sobre a ascensão das cidades, as tendências que impulsionam o crescimento e os fatores que moldam a percepção dos centros urbanos como lugares desejáveis para viver, visitar e investir. As cidades foram classificadas e analisadas em seis categorias: Lugar, Produto, Pessoas, Prosperidade, Programação e Promoção.

Assinado pelo Presidente e CEO da Resonance Consultancy, Chris Fair, o editorial do levantamento também citou o impacto da pandemia por coronavírus nas populações e cidades, e incluiu o número de infecções como item de avaliação no ranking. “A pandemia por Covid-19 trouxe desafios para nós e para as nossas cidades de maneiras que jamais experimentamos. Devemos refletir sobre o modo que queremos viver e trabalhar no futuro. Se há uma coisa que o distanciamento social nos ensinou foi que os espaços compartilhados que nos pediram para fechar e evitar - de parques a restaurantes e esportes locais, museus e galerias - são o que mais valorizamos nos locais em que vivemos ou gostamos de visitar”, destacou Fair. “As grandes cidades do planeta - com populações de mais de um milhão de pessoas - enfrentam uma infinidade de desafios iminentes que irão definir a próxima década”, finalizou o CEO.

As dez melhores cidades do mundo para 2020 avaliadas pelo ranking são Londres (Inglaterra), Nova York (EUA), Paris (França), Tóquio (Japão) Moscou (Rússia), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Cingapura (República de Cingapura), Barcelona (Espanha) Los Angeles (EUA) e Roma (tália). A classificação completa das 100 principais cidades está disponível no site ResonanceCo.com/Reports.

Categorias

A categoria Lugar inclui a avaliação do clima, da segurança do município, os pontos turísticos, parques e atividades ao ar livre. Em 2020, a categoria também incluiu o número de infecções por Covid-19 identificadas até 31 de julho. A categoria Produto analisa o número de destinos diretos oferecidos pelos aeroportos, as atrações recomendadas pelos moradores locais e turistas, número e qualidade das instituições de artes, ranking de universidades e centros de convenções.

Em Pessoas, a diversidade foi a principal temática de avaliação da categoria incluindo um levantamento sobre o número de imigrantes e educação da população com foco em cidadãos com Superior Completo ou acima. Já em Prosperidade, a categoria analisou o padrão de vida dos habitantes, desenvolvimento e crescimento econômico e a presença de grandes empresas e corporações.

Em Programação, o estudo apurou os pilares de uma experiência marcante nas cidades, como gastronomia, programação cultural, vida noturna, entre outros. Por último, a categoria Promoção examinou o compartilhamentos digital de experiências, recomendações e histórias realizados por habitantes locais e visitantes.