Quarta-feira, 14 de Abril de 2021

São Paulo é destaque em ranking internacional que aponta as “Megacidades do Futuro”

Horário: 00:00
Lista do grupo Financial Times classifica as principais cidades nas perspectivas de atração de investimento estrangeiro, desenvolvimento econômico e expansão dos negócios

A cidade de São Paulo foi incluída no “Global Cities of the Future 2021/ 2022”, ranking internacional elaborado pela consultoria fDi Intelligence. O município ocupa o quarto lugar na lista das dez “Megacidades do Futuro” com melhores estratégias para atração de Investimento Estrangeiro Direto (IED) e o décimo lugar, entre as megacidades, na perspectiva “Capital Humano e Estilo de Vida”.

A participação da capital paulista nesse ranking foi articulada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais. Entre os destaques da candidatura de São Paulo está o Programa de Desestatização Municipal, que reúne projetos de privatizações, concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs) para descentralizar as decisões da administração local.

Nesse sentido, tem notoriedade a atuação da São Paulo Investimento e Negócios (SPIN), agência de promoções de investimentos e exportações do município, no apoio às empresas e aos projetos prioritários de investimentos da cidade, e também no suporte institucional e processual aos interessados em investir no município.

O ranking “Global Cities of the Future 2021/ 2022” também considerou o potencial da cidade de São Paulo em reunir soluções inovadoras, a localização estratégica, mão de obra qualificada, oferta de serviços e qualidade de vida aos moradores.

A participação nesta lista representa um reconhecimento internacional das ações do município em temas relacionados ao desenvolvimento econômico. Também representa fortalecer as ações da Prefeitura, valorizando a preocupação da administração municipal com o desenvolvimento sustentável da cidade que não foca apenas no progresso econômico, mas no tripé econômico, social e ambiental, além de impulsionar o município para que ele se posicione como uma cidade do mundo.

A lista das cidades mais bem avaliadas foi publicada na edição de fevereiro/março da revista fDi Magazine, que faz parte do grupo Financial Times. Para a seleção, foram considerados os pontos fortes econômicos, financeiros e de negócios de 129 cidades de todo o mundo. Clique aqui para conferir a edição digital da revista.

A cidade de São Paulo é a única brasileira participante desse ranking. A capital paulista é responsável por 10,6% do PIB brasileiro e, mesmo com a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, continua recebendo investimentos e interesses empresariais, por conta da infraestrutura da cidade, seu capital social, potencial econômico e ambiente de negócios. Outras cidades como Singapura (Singapura), Dubai (Emirados Árabes), Londres (Reino Unido), Nova York (Estados Unidos), Xangai (China) e Buenos Aires (Argentina) também figuram entre as classificações do ranking.

Projeção internacional

O principal impacto para a capital paulista em participar deste ranking é a projeção internacional. Desta forma, São Paulo passa a ser reconhecida também pelo seu potencial de desenvolvimento e negócios e como uma cidade que tem infraestrutura técnica e profissional para receber investimentos externos.

O desempenho do município nesta seleção também contribui para incentivar a atração de investimentos estrangeiros diretos e para fortalecer a geração de emprego e renda na capital. Além da presença de multinacionais em território paulistano, este dado – que é validado pelo grupo Financial Times – se torna mais um indicador de que São Paulo possui condições de abrigar empresas internacionais e é um polo estratégico para investimentos.

A classificação da cidade evidencia o reconhecimento da Prefeitura em melhorar o ambiente de negócios do município. Um exemplo é o Empreenda Fácil, iniciativa que tem como objetivo facilitar a criação de empreendimentos na cidade, diminuindo a burocracia.

Além disso, a participação em rankings internacionais dialoga com um dos eixos prioritários da Gestão, que consta no Programa de Metas 2021-2024 (SP Inovadora e Criativa), no que diz respeito ao reconhecimento do “potencial na transformação da cidade, no desenvolvimento de novas economias, de novos centros de negócios e na construção de um modelo econômico mais criativo, inovador e inclusivo, que promova a expansão do potencial pessoal e profissional do cidadão, que estimule talentos, desenvolva habilidades e acolha as diferenças”

Processo de avaliação

A inclusão neste ranking ocorreu por meio de um processo de candidatura. São Paulo foi avaliada entre 129 cidades e conseguiu colocações em duas listas específicas. Também é importante salientar a importância da São Paulo Investimento e Negócios (SPIN) para alinhar os projetos prioritários de investimentos da cidade às empresas, e do Programa de Desestatização Municipal para descentralizar as decisões da administração local.