Quarta-feira, 17 de Março de 2021 | Horário: 18:29

São Paulo adere à Declaração de Paris

Ação reforça o posicionamento internacional e os objetivos da capital paulista no combate às mudanças climáticas

Na semana do Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, a cidade de São Paulo anuncia a adesão à Declaração de Paris. Lançado em 11 de dezembro de 2020, o acordo reafirma o compromisso com a redução maciça das emissões de carbono até 2050. O prefeito Bruno Covas assinou a adesão à Declaração em março de 2021 e nesta quarta (17), a prefeitura de Paris confirmou a aderência da capital paulista, que agora consta como signatária do acordo no site oficial.

A Declaração de Paris foi elaborada pela prefeita de Paris (França), Anne Hidalgo, e pelo prefeito de Los Angeles (Estados Unidos), Eric Garcetti, por meio do Council of European Municipalities and Regions (CEMR) e de outras redes de governo local e regional do Fórum Zéro Carbone.

Até o momento, 84 cidades aderiram à Declaração, entre elas estão Buenos Aires (Argentina), Kinshasa (República Democrática do Congo), Londres (Inglaterra), Montreal (Canadá) e Oslo (Noruega).

A cidade de São Paulo foi convidada integrar este acordo, após a participação do prefeito Bruno Covas no evento internacional “Zero Carbon Forum”. Na ocasião, a atividade foi organizada pela prefeitura de Paris em comemoração aos cinco anos do Acordo Climático de Paris.

Compromisso é alcançar a neutralidade de carbono até 2050

Com a adesão, os líderes locais colocaram-se no centro da campanha global “Cities Race to Zero” na preparação para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que será realizada em Glasgow (Escócia) em novembro deste ano. No acordo, a cidade de São Paulo, assim como as outras cidades-parte, estão comprometidas em adotar ações imediatas para alcançar a neutralidade de carbono até 2050, limitar o aquecimento global a 1,5° C, e engajar os jovens na temática sobre mudanças climáticas.

Esta ação reforça o posicionamento internacional e os objetivos da capital paulista no combate às mudanças climáticas. São Paulo firmou o Acordo de Participação não vinculante com a rede Cities Climate Leadership Group (C40), em 23 de junho de 2020, e desenvolve o Plano de Ação Climática Municipal de modo alinhado às metas do Acordo de Paris, que será lançado em breve.