Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2020 | Horário: 08:07

Saiba como o coronavírus pode afetar o coração

Pacientes com doenças cardiovasculares preexistentes sofrem, na maioria das vezes, com alterações no sistema imunológico que podem agravar a evolução da covid-19

Quando a infecção pelo coronavírus invade o sistema cardiovascular, pode afetar o funcionamento do coração, desencadeando uma série de reações responsáveis por desequilibrar doenças que antes estavam compensadas, tais como as insuficiências cardíaca e coronariana, podendo levar ao infarto agudo.

Os pacientes com doenças cardiovasculares preexistentes sofrem, na maioria das vezes, com alterações em seu sistema imunológico, além de apresentarem um estado crônico permanente, fatores que podem agravar a evolução da doença, causando arritmias cardíacas, embolia pulmonar, miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e até o choque cardiogênico (insuficiência de irrigação sanguínea). Essas situações potencializam o risco de óbito do paciente.

Dor no peito, tontura, falta de ar, palpitação, dificuldade de falar e fraqueza nos braços são alguns dos sintomas que dão o alerta para consultar imediatamente seu médico para ter a orientação adequada. Caso os sintomas se agravem, é necessário se dirigir a uma unidade de saúde (encontre aqui a unidade mais perto de você).

Medidas como higienizar bem as mãos, manter o distanciamento social e utilizar máscara ao sair de casa são os cuidados que todos devemos tomar, principalmente pacientes portadores de cardiopatias.