Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022 | Horário: 16:26

Saiba como doar leite humano na capital

A doação de leite humano é destinada a bebês internados em unidades neonatais que não podem ser amamentados pela própria mãe

O leite humano possui uma composição nutricional balanceada, por isso é considerado um alimento completo para atender às necessidades do bebê durante os seis primeiros meses de vida, sem a necessidade de suplementação de água ou qualquer outro alimento nesse período. Após os seis meses, a amamentação pode ser complementada com a introdução de outros alimentos.

Por ser uma fonte de nutrientes e anticorpos que ajudam prevenir doenças e promover o desenvolvimento saudável do recém-nascido, estimular a amamentação é fundamental para o crescimento do bebê. Vale destacar que quanto mais vezes o bebê mama, maior é a produção de leite. Isso ocorre devido ao processo de oferta e procura.

No entanto, há situações em que os bebês não podem ser amamentados pela própria mãe, como é o caso daqueles que estão internados em unidades neonatais. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância da doação de leite humano, a fim de salvar vidas. A doação pode ser feita por qualquer mulher saudável que já amamenta e não usa nenhum medicamento que seja incompatível com a amamentação.

Onde doar

Três unidades municipais contam com serviço de Banco de Leite Humano na cidade: o Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo) e o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo), que fazem parte da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), além do Hospital Municipal e Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha. A campanha de incentivo à doação de leite humano é contínua, pois sempre são necessárias doadoras.

A mulher que tiver interesse em doar recebe uma rotina de procedimentos para a coleta adequada do leite. Antes da doação é feito um exame de sorologia e sangue. É exigido o uso de máscara, touca e mãos sempre limpas durante a coleta.

Brasil é destaque na doação de leite humano

O Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo. A Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma ação estratégica de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Engloba as ações de coleta, processamento e distribuição para os bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães, além de atendimento para apoio e orientação para o aleitamento materno.

No total, há 222 bancos de leite humano presentes em todos os estados brasileiros, além de 217 postos de coleta. É possível encontrar um banco de leite humano mais próximo de sua localidade pelo telefone 136.

Os endereços em todo o país também podem ser consultados pelo portal da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), ligada ao Ministério da Saúde (MS).