Sábado, 12 de Dezembro de 2020 | Horário: 10:58

Saguis são os animais mais encontrados em São Paulo

Foram registrados 1.121 macaquinhos em mais de 114 bairros da cidade entre 2017 e 2020

Entre 2017 e 2020, o Plantão telefônico da Divisão de Fauna Silvestre, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, registrou 1.121 animais em mais de 114 bairros. A presença de saguis-de-tufos pretos e de tufos-brancos e seus híbridos em São Paulo, espécies que não pertencem à fauna silvestre do município. Eles surgiram na cidade devido às solturas sem critério ou escape de cativeiro de indivíduos criados como animais de estimação, adquiridos no comércio legal e ilegal.

Hoje em dia esses animais estão em vida livre há muito tempo, por toda a cidade, se alimentando de insetos, frutos, sementes, goma de árvore, filhotes de aves e ovos, entre outros itens. Entretanto, também procuram residências atrás de pessoas, à procura de alimentos, por ser uma forma mais fácil de obterem esse recurso.

Em parques e áreas verdes municipais, essas espécies foram registradas pela Divisão a partir dos primeiros trabalhos de inventário de fauna. Em 1998, a presença de saguis exóticos ao município de São Paulo foi descrita em cinco Parques Municipais: Alfredo Volpi, Burle Marx, Santo Dias, Chico Mendes e Tenente Siqueira Campos.

Atualmente é relatada a ocorrência em mais de 30 parques e áreas verdes inventariadas pela Divisão. Desde o início do atendimento na Divisão de Fauna Silvestre foram recebidos 1.714 saguis (novembro/1991 a novembro/2020). Atualmente são 78 saguis internados no CEMACAS, sem previsão de destinação, uma vez que não podem ser soltos novamente na cidade.

“Nenhum Centro de Triagem de Animal Silvestre (CETAS) no Brasil é capaz de absorver tamanha demanda de resgate, ainda mais sem destinação para a espécie. Sendo assim, esta Divisão prioriza o recebimento dos animais que necessitam de atendimento veterinário e/ou corram riscos iminentes”, disse Juliana Summa, diretora da Divisão de Fauna Silvestre.

Divisão da Fauna Silvestre - Unidade Anhanguera / CeMaCAS
Avenida Fortunata Tadiello Natucci, altura do n° 300 / Estrada de Perus, 168
Plantão:Plantão: (11) 3885-6669 ou Whatsapp (11) 96715-5424 (apenas nos finais de semana)
faunasvma@prefeitura.sp.gov.br