Domingo, 21 de Outubro de 2018 | Horário: 15:30

Rua dos Pinheiros terá calçadas e faixas de travessia ampliadas por 35 dias

Iniciativa do projeto Caminhar Pinheiros, parceria da Prefeitura com a Associação Coletivo Pinheiros, será realizada entre os dias 5 de novembro e 10 de dezembro.
1385042-Projeto Caminhar Pinheiros

O prefeito Bruno Covas e o vereador Police Neto apresentaram neste domingo (21) o projeto Caminhar Pinheiros durante o Festival Pinheiros, evento sobre gastronomia, moda, cultura e arte, que acontece anualmente na Rua dos Pinheiros, Zona Oeste da capital. O programa,  parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Associação Coletivo Pinheiros, patrocinado pela empresa brasileira de mobilidade urbana 99, tem como objetivo levar a ampliação de calçadas para toda a via, valorizando a convivência ao ar livre e garantindo mais segurança no trânsito e para os pedestres. A fase experimental será entre os dias 5 de novembro e 10 de dezembro, no trecho que compreende as ruas Cônego Eugênio Leite e Joaquim Antunes.

A intervenção vai ocupar espaço equivalente a 20 vagas de estacionamento rotativo (zona azul), preservando vagas para idosos, pessoas com deficiência e carga e descarga. Durante os 35 dias serão ampliados 790m² de calçadas, com pintura e mobiliária temporários.

A criação do Caminhar Pinheiros

O projeto foi elaborado pelo vereador Police Neto, a Boldarini Arquitetos Associados e PS.2 Design,  ao lado do Coletivo Pinheiros, Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura de Pinheiros, e a CET.  Além do patrocínio da 99, conta com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito.

“Um terço dos deslocamentos em São Paulo é  feito a pé.  Aumentou o número de pessoas andando nessa região e precisamos dar mais segurança a elas. Com essa intervenção, a população vai perceber o quanto se ganha em qualidade de vida ampliando as calçadas”, declarou o prefeito Bruno Covas.

Segundo Police Neto,  o Caminhar Pinheiros nasceu de um desejo dos moradores e comerciantes.

“Eles notaram que as pessoas estão caminhando mais e decidiram valorizar essa iniciativa”, enfatizou.

Já a subprefeita de Pinheiros, Juliana Ribeiro, considera o projeto como o resultado de um pedido da comunidade.

“É importante quando os munícipes discutem ideias com o poder público de como poderia ser melhor o uso da cidade”.

Para a diretora de Políticas Públicas da 99, Ana Guerrini,  o objetivo é destacar que muitos cidadãos estão deixando de usar o carro próprio.

"Podemos aproveitar as áreas normalmente destinadas apenas a veículos estacionados, para criar locais de convivência. Hoje, a 99 já ajuda a reduzir a necessidade de 78 mil vagas em São Paulo diariamente, segundo um estudo da FIPE-USP”, afirmou.

“Será uma via ocupada de forma generosa, o que proporcionará segurança para o local. Acreditamos que essa área de convivência irá favorecer o comércio”, disse  Sandra Santarsola, diretora do Coletivo Pinheiros.

Sobre a 99

A 99 entra como parceira do evento porque têm contribuído na redução de carros próprios circulando nas ruas e defende o melhor aproveitamento dos espaços públicos das cidades.

Fundada em 2012,  a empresa agora faz parte da gigante chinesa DiDi Chuxing (“DiDi”). Conecta mais de 300 mil motoristas a 14 milhões de passageiros em mais de 500 cidades no Brasil e oferece três tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o Brasil, e o 99Top, serviço premium de táxis de luxo oferecido em São Paulo. Para mais informações, acesse: http://www.99app.com/