Terça-feira, 22 de Dezembro de 2020 | Horário: 14:41

Revitalizada, UBS Cidade Pedro José Nunes ganha novo consultório para Saúde da Família

A unidade localizada na Zona Leste da capital também conta com uma sala exclusiva para atendimento preferencial dos idosos

A UBS Cidade Pedro José Nunes, localizada no bairro Jardim Pedro José Nunes, na Zona Leste, foi revitalizada e agora conta com um consultório para a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento.

A unidade também abriga uma sala exclusiva para atendimento preferencial dos idosos, com cronograma específico de atividades para a promoção da saúde da terceira idade, implantada durante a gestão atual para ajudar a priorizar o atendimento de saúde a esse público.

Além de mudanças estruturais, a unidade recebeu uma farmácia externa, revitalização do estacionamento e espaço mais amplo, para facilitar o fluxo de atendimento. No âmbito do programa Avança Saúde São Paulo, foi investido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) cerca de R$ 1,6 milhão nas adequações na unidade - que incluíram também a estruturação de toda a parte elétrica e hidráulica, revisão no telhado, troca de pisos, conversões para acessibilidade, além das melhorias nas salas de atendimento.

Os pacientes encontram na UBS Cidade Pedro José Nunes assistência médica de Atenção Básica como consultas médicas, consultas odontológicas, grupos educativos, visitas e consultas domiciliares, curativos, vacinas, aferições de pressão arterial, glicemia capilar, inalação, exame ginecológicos, coleta de exames laboratoriais e farmácia.

A unidade está instalada numa área de abrangência de mais de 370 mil moradores do entorno. Com capacidade para 17.700 atendimentos mensais, a UBS conta com cerca 75 colaboradores, entre agentes comunitários de saúde, dentistas, enfermeiros, médicos e outros profissionais.

A UBS Dr. Pedro José Nunes é uma unidade com atendimento na estratégia ESF - Estratégia Saúde da Família com cinco equipes e duas equipes de Saúde Bucal. Em parceria com a OSS Santa Marcelina, gestora da unidade, o equipamento atua em diversos programas da Secretaria Municipal da Saúde como Mãe Paulistana, Oxigenoterapia, Programa de Automonitoramento Glicêmico (PAMG), inúmeros grupos educativos e Programa Nossos Idosos.

Outros serviços ofertados pela UBS são: acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, dispensação de medicamentos e insumos, vacinas, consultas médicas, consultas de enfermagem, vigilância epidemiológica e visitas domiciliares, práticas integrativas em Saúde, equipes de acompanhamento em saúde mental e consultas e procedimentos odontológicos.

Com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 19h, a UBS atua com prontuário eletrônico e possui painéis de atendimento, para melhor direcionamento e conforto dos usuários.

Programa Avança Saúde São Paulo
O Avança Saúde SP é um programa de Reestruturação e Requalificação das Redes Assistenciais da Cidade de São Paulo que tem como objetivo ampliar a oferta, melhorar as condições de acesso e aprimorar a qualidade de serviços municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população, parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O investimento total no programa Avança Saúde SP é de US$ 200 milhões (cerca de R$ 800 milhões) dos quais US$ 100 milhões financiados junto ao BID e o restante como contrapartida da Prefeitura de São Paulo.

A capital tem atualmente 150 canteiros de obras ativos nesse período e 60 mil profissionais da Saúde em aperfeiçoamento para atender a população nas unidades de saúde.

UBS Cidade Pedro José Nunes
Local: Rua José Bargas, 143 - Jardim Pedro José Nunes