Terça-feira, 24 de Maio de 2022 | Horário: 17:46

Revitalização da Praça Princesa Isabel recupera mais uma área de lazer no centro da cidade

As ações da Prefeitura já retiraram mais de 500 toneladas de materiais inservíveis do local
991498-Praça Princesa Isabel

Desde fevereiro deste ano a Praça Princesa Isabel, na região central da cidade, recebe obras de revitalização, com o objetivo de transformar o espaço em um local limpo e agradável para moradores, turistas e comerciantes. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Sé, responsável pela área, atua com a limpeza e manutenção deste importante símbolo da cidade. De 04 de abril a 11 de maio deste ano, foram coletadas 527 toneladas (em volume) de materiais inservíveis, como madeiras, lonas, sofás e lixo.

Os serviços em andamento na Praça Princesa Isabel incluem a reforma dos canteiros, do jardim de chuva, das calçadas e passeios, além da manutenção no sistema de drenagem de águas pluviais. A quadra poliesportiva e o playground também serão reformados.

Diariamente as equipes de limpeza fazem a coleta de lixo e objetos inservíveis, varrição e lavagem na Praça Princesa Isabel, que lotaram 131 caminhões desde o início de abril. Esses materiais e produtos, além de serem inflamáveis, são proibidos de permanecerem em espaço público.

Duas equipes de manutenção, da Subprefeitura Sé, trabalham na praça todos os dias. Na parte de jardinagem, são realizadas podas e a remoção de árvores doentes. Para isso, está em andamento um exame técnico que inclui tomografia, medição dos diâmetros dos troncos e inspeção visual. Após a conclusão desta tarefa, será feito o plantio compensatório das árvores removidas com mudas de espécies nativas, oriundas dos viveiros municipais. Desde 18 de abril a terra dos canteiros está sendo revolvida com a utilização de compostos que ajudarão na restauração da cobertura vegetal, entregando mais verde para esta região da cidade.

Em relação às calçadas, já foram reformados 498m² de piso e 320m² de canteiros. A estrutura de drenagem de águas pluviais que passam sob a praça foi inspecionada e todas as galerias receberam ações de limpeza e desobstrução.

Outras ações

Além das equipes da Subprefeitura, outras secretarias estão empenhadas em cuidar de todo o local, cada uma com seu planejamento e missão, sendo elas: Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE), Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Secretaria de Saúde (SMS) com Consultório na Rua e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), fazendo o cadastro e encaminhamento de pessoas em situação de rua.

As atividades da SMADS nas praças Princesa Isabel, da República e arredores têm o objetivo de proporcionar acesso aos serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura, bem como desencadear o processo de saída das ruas e promover o retorno familiar.