Sexta-feira, 14 de Junho de 2019 | Horário: 18:36

Reunião de cidades para compartilhar soluções de gerenciamento de enchentes visita córrego na Zona Norte de São Paulo

Cidade foi sede do primeiro workshop da rede de alagamentos urbanos, com 13 cidades discutindo temas como sistema de drenagem sustentável

O saldo da série de encontros C40, realizado em São Paulo, entre os dias 11 e 13 de junho, foi bastante positivo. Tanto a capital, que foi sede do encontro, quanto as outras 12 cidades presentes e representadas por técnicos, terão muito trabalho a estudar e desenvolver até 2020, quando será o novo encontro. A saber: esta foi a primeira reunião de cidades do C40 para discutir alagamentos urbanos e contou, além de São Paulo, com Curitiba, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Philadelphia, Nova Iorque, Houston, Toronto, Auckland, Copenhagen, Tel Aviv, Durban e Johanesburgo participaram do evento de três dias realizado na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura da Paz (UMAPAZ), que fica na Vila Mariana, na Zona Sul.

“A reunião em São Paulo vai pautar as atividades e prioridades da rede de alagamentos urbanos da C40 até o próximo ano”, explica Ilan Cuperstein, Vice-diretor regional da C40 para a América Latina.

Durante a experiência de compartilhamento de soluções para o combate e prevenção a enchentes, focado nas mudanças climáticas que assolam o planeta, o grupo visitou o Córrego Tabatiguera, afluente do córrego Mandaqui, na Zona Norte, na quarta-feira (12).

Entre os temas abordados durante os três dias do encontro do C40 alguns dos destaques foram a melhora no protocolo de resposta a enchentes nas cidades e também o desenvolvimento de sistema de drenagem sustentável.

O Brasil participa do C40 com quatro cidades, as citadas São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba. O grupo foi criado em 2005 e tem secretariado baseado em Londres.