Sábado, 12 de Dezembro de 2020 | Horário: 15:37

Retomada de prática esportiva e atividade física requer máscara e check-up obrigatórios

Pacientes e quarentenados pela covid-19 precisam avaliar coração e pulmão antes de retomar os exercícios

A quarentena ainda não tem data para acabar, mas pouco a pouco estamos retomando as atividades, entre elas as práticas esportivas e os exerícios físicos. No entanto, seja nas ruas, nos parques ou nas academias, os protocolos estabelecidos precisam ser seguidos.

A maioria dos sintomas da covid-19 já é conhecida: febre, tosse, dores de cabeça e pelo corpo, perda de olfato e paladar, além da falta de ar. Contudo, o fato é que o vírus atinge vários órgãos de diferentes maneiras e cada indivíduo também reage de uma maneira diferente a essa ação.

Sabemos que tanto os pulmões como o coração podem ser acometidos”, explica o cardiologista intensivista Elcio Tarkieltaub. “O coração pode sofrer uma miocardite, ação infecciosa direta e, conforme a intensidade desta infecção, poderão ocorrer sequelas, tal como a disfunção do músculo cardíaco.”

O médico alerta que, nesse sentido, antes da retomada das atividades físicas e das práticas esportivas, o ideal seria uma avaliação clínica prévia, se possível com um cardiologista. Afinal, cada corpo reage de uma maneira e cada pessoa tinha uma rotina que foi interrompida pela quarentena.

Por exemplo, quem fazia musculação deve passar por uma consulta médica, fazer exames clínicos e conforme o grau da atividade ou até mesmo da lesão imposta pelo coronavírus, no caso de pacientes positivos, deverá fazer também um teste ergométrico e um ecocardiograma.