Sábado, 28 de Janeiro de 2017 | Horário: 10:08

Região da Avenida Tiradentes é quinta a receber Programa SP Cidade Linda

Operação que começou este sábado (28) revitalizará 4,5 quilômetros de vias, do Vale do Anhangabaú até a Praça Heróis da FEB

O Programa Cidade Linda chega à região da Avenida Tiradentes neste sábado (28). As operações acontecerão em 4,5 quilômetros de vias, do Vale do Anhangabaú até a Praça Heróis da FEB, englobando as avenidas Tiradentes, Prestes Maia e Santos Dummont.

O prefeito João Doria, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Prefeituras Regionais, Bruno Covas, participou ativamente deste primeiro dia da operação, realizando o carpimento de uma área de cerca de 900 m² da Praça Bento de Camargo Barros. “Esta é a quinta operação do Cidade Linda. Os trabalhos de zeladoria que serão realizado neste eixo da Tiradentes devem durar cerca de 10 dias. Serão mais de 24 tipos de serviços realizados. E fizemos agora cerca de 900 m² de corte de grama. Igual às pessoas humildes que realizam esse serviço, que são funcionários, que ganham um salário mínimo, eu quis como prefeito dar um exemplo. E o prefeito de São Paulo é assim. Realiza o trabalho do começo ao fim. Não tem esse negócio de fazer figuração e depois ir embora”, afirmou o prefeito.

Entre as ações de zeladoria que serão realizados no local estão a capina de mato, o recolhimento de entulho, a varrição das ruas, a pintura de guias, a limpeza de bocas de lobo, a conservação de jardins e áreas verdes e a limpeza e manutenção de passarelas e dos monumentos Heróis da FAB, Mártires Armênio, Escultura Vitória e 14 Bis.

Praça Bento de Camargo Barros antes do início das operações do Programa SP Cidade Linda

Praça Bento de Camargo Barros depois do início das operações do Programa SP Cidade Linda

A Eletropaulo também programou a poda de 57 de árvores. Como a operação necessita do desligamento da energia elétrica, o serviço será executado no dia 5 de fevereiro. Para realizar todo esse serviço, a Prefeitura contará com a colaboração de mais de mil funcionários e a utilização de 141 equipamentos.

Trânsito
Para facilitar o trabalho das equipes de zeladoria, e não atrapalhar o fluidez do trânsito na região, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montou esquema operacional para monitoramento do trânsito e dos serviços realizados no corredor Norte-Sul, com 50 agentes de trânsito e 20 viaturas, entre motos, pick-ups e guinchos.

Já a operação do transporte público será acompanhada pela equipe de fiscalização da SPTrans. Caso seja necessária alguma intervenção no viário, serão feitos os ajustes necessários. Nos dias úteis, circulam 25 linhas de ônibus neste trecho do Corredor Norte-Sul.

Além do esquema operacional, a CET também realizará ações dentro do Programa SP Cidade Linda com a revitalização de 150 placas de sinalização, manutenção da sinalização horizontal e de grupos focais em 12 cruzamentos semafóricos.

Cidade Linda
A Avenida Tiradentes é a quinta região a receber o programa. Em quatro semanas, a operação também já revitalizou as Avenidas Santo Amaro, 23 de Maio, Nove de Julho e Paulista. Nesses locais, a gestão municipal retirou das vias 83,3 toneladas de lixo. Semanalmente, uma nova via recebe os serviços do programa. No próximo fim de semana, o programa acontecerá na Avenida Mateo Bei.

As ações são coordenadas pela Secretaria de Prefeituras Regionais, contando com apoio das pastas de Desenvolvimento Social, Serviços e Obras, Ilume, Transportes e Mobilidade, Segurança Urbana e Verde e Meio Ambiente.

Próximas ações do SP Cidade Linda
04 de fevereiro - Avenida Mateo Bei
11 de fevereiro - Avenidas Ipiranga e São Luis
18 de fevereiro - Avenida Inajar de Souza