Quarta-feira, 25 de Setembro de 2019 | Horário: 20:43

Região da Avenida Paulista terá boulevard de convivência junto ao complexo Cidade Matarazzo

Boulevard da Diversidade terá mercado de orgânicos, com mobiliário sofisticado, elaborado por designers renomados, e passagem subterrânea do trânsito em trecho da Rua São Carlos do Pinhal

O prefeito Bruno Covas assinou, na tarde desta quarta-feira (25), o acordo de cooperação para a construção do Boulevard da Diversidade. O Autorizo da Celebração do Acordo de Cooperação para a construção do Boulevard Paulista, denominação oficial do acordo, foi assinado com o presidente da Associação São Paulo Capital da Diversidade, Jacques Brault.

O objetivo é a requalificação da Alameda das Flores, Alameda Rio Claro, trecho da Rua São Carlos do Pinhal e Rua Itapeva, na região da Avenida Paulista. O projeto inclui uma passagem subterrânea em um trecho de cerca de 100 metros de extensão da Rua São Carlos do Pinhal, para o trafego de carros e ônibus, liberando a parte superior em nível com a avenida Paulista, para a instalação do boulevard verde, integrado à área do complexo Cidade Matarazzo, composto por hotel, centro comercial e centro cultural.

“É uma doação para a cidade. Trata-se de uma obra de R$ 130 milhões. Nós vamos passar para debaixo da terra o trânsito, para na parte de cima termos um boulevard. É um ganho para a cidade de São Paulo. Temos certeza  que vai melhorar muito a região”, afirmou Bruno Covas.

“Todas as obras são feitas com a aprovação do polo gerador, que analisa, dentro da CET, os impactos para o trânsito e determina as alternativas a serem feitas pelo próprio empreendedor”, complementa  o prefeito. “Ali vai ser um ganho para a cidade de São Paulo”, finalizou Covas.

A proposta de criação do boulevard foi apresentada pela Associação São Paulo Capital da Diversidade, que apresentou, após o chamamento aberto pela Prefeitura, as condições para implantação do projeto e gerenciamento do espaço por 30 anos.

Além das ações culturais e educacionais previstas para o local, a ideia é promover também a ocupação e projetos sociais, como o mercado de orgânicos, realizado em parceria com ONGs, com a Floresta Urbana, que se ocupa da capacitação de pessoas em situação econômica de vulnerabilidade para a produção de alimentos orgânicos. A feira no boulevard garantirá o escoamento da produção e geração de renda para esses colaboradores.

O Boulevard da Diversidade tem previsão para ficar pronto em 2022. A área que será requalificada, com aproximadamente 10.000 metros quadrados, abrange trecho da Rua São Carlos do Pinhal, Alameda das Flores e Alameda Rio Claro, e será dedicada para pedestres. “O nosso projeto traz soluções inovadoras nas infraestruturas urbanas de pavimentação, drenagem, reuso de águas pluviais, iluminação, paisagismo, distribuição de consumo de água e energia e telecomunicações, e garante uma atmosfera dedicada à cultura, arte, gastronomia, convivência e lazer em meio a um ambiente bastante construído por onde passam aproximadamente 1,5 milhão de pessoas por dia”, diz Adriana Levisky, arquiteta urbanista responsável pelo projeto.