Quarta-feira, 1 de Julho de 2020

Região da 25 de Março recebe ação educativa contra covid-19

Horário: 00:00
objetivo da iniciativa é conscientizar sobre uso das máscaras para evitar o contágio de funcionários e clientes
1467116-Ação Educativa Contra Covid-19

Como forma de diminuir os índices de transmissão do coronavírus e garantir uma retomada gradual e consciente das atividades econômicas na capital, equipes de Vigilância em Saúde do Estado e da Prefeitura visitaram lojas da região da Rua 25 de Março nesta quarta-feira (1). Os profissionais conversaram sobre a importância do uso da máscara e passaram dicas sobre os cuidados com higiene de trabalhadores e consumidores.

A iniciativa ocorre em um momento importante. A cidade de São Paulo entra na fase amarela, em que é permitido a reabertura, com restrições de funcionamento e apenas a partir do dia 6 de julho, de bares e restaurantes e salões de beleza, que se juntam aos estabelecimentos já permitidos na fase laranja, anterior à amarela. Entre elas, o comércio de rua, shoppings, concessionarias, imobiliárias e outros serviços não essenciais.

A ação também distribuiu placas para as lojas sobre a obrigatoriedade do uso da máscaras pelos funcionários e clientes. O uso do equipamento é uma das principais formas para conter a disseminação da covid-19, aliado ao distanciamento social e a higiene constante das mãos com sabão ou álcool gel.

As pessoas ou estabelecimentos comerciais que desrespeitarem o uso da máscara de proteção facial em espaços comuns serão multados. Nos estabelecimentos, a multa prevista é de R$ 5 mil por pessoa sem máscara a cada fiscalização. Já em espaços públicos, como ruas e praças, quem não estiver usando a proteção será multado em R$ 500.

“O nosso foco é orientar os munícipes sobre o uso correto da máscara, independente do estabelecimento e local que ele esteja circulando. Empresas que permitam a entrada de pessoas sem máscaras serão autuadas e receberão uma multa. Um ponto importante que estamos verificando nessas ações, é a questão da informação: os clientes precisam ser orientados sobre a importância da máscara, uso correto e como colocar e retirar adequadamente”, explica Luiz Carlos Barbosa Alves, diretor da Vigilância de Produtos e Serviços de Interesse da Saúde.

Covid-19

Você sabia que cuidados simples podem ser adotados na prevenção da covid-19, doença provocada pelo coronavírus? Ela inicialmente se manifesta como um resfriado comum. Por isso, os cuidados básicos de prevenção à gripe podem ser adotados como:

- Utilize lenços descartáveis e jogue-os no lixo após o uso;

- Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir e espirrar, se possível, não utilizando as mãos;

- Lave as mãos frequentemente com água e sabão;

- Evite aglomerações ou locais pouco arejados;

- Evite tocar nos olhos, nariz e boca;

- Não compartilhe objetos de uso pessoal.