Quarta-feira, 9 de Dezembro de 2020 | Horário: 18:27

Reformada, UBS da Vila Madalena ganha equipamentos anticovid

Sala de odontologia recebeu parede em vidro para separação das cadeiras e instalação de filtro que capta partículas menores que o coronavírus

Muita gente nem imagina que na agitada Vila Madalena, na Zona Oeste, também se encontra uma Unidade Básica de Saúde, a UBS Manoel Joaquim Pera,  localizada no número 280 da Rua Purpurina. A unidade passou por requalificação e recebeu adequações de espaço físico e de infraestrutura. As melhorias vão otimizar os processos de trabalho da equipe e o fluxo de atendimento à população da região, estimada em 53.130 habitantes, dos quais 20,1% dependem exclusivamente do SUS.

A reforma teve início em 23 de março e foi realizada pela empresa E.E.C.. A obra incluiu adequações de revestimento de piso e parede, readequação da sala de vacina, cobertura em policarbonato na rampa de acesso à unidade, abertura do balcão acessível da farmácia para área externa, pintura interna e fachada. Também foram executadas troca de luminárias, revisão da rede elétrica e lógica, ampliação do almoxarifado, instalação de ar-condicionado, revisão do sistema de prevenção e combate a incêndio, assim como aquisição do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB).

A sala de odontologia ganhou adequação segundo as Normas de Biossegurança, com parede em vidro para separação das cadeiras e a instalação de epafiltro, que capta partículas menores que o coronavírus, garantindo a limpeza e pureza do ar, aumentando a segurança de profissionais e pacientes.

Foram investidos R$ 593.392,38 em recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte do programa Avança Saúde SP, e mais R$ 50 mil oriundos de emenda parlamentar. O custeio mensal da unidade é, em média, de R$ 449 mil.

Desde agosto de 2015, a instituição parceira é a Associação Saúde da Família (ASF). A UBS conta com 23 salas, 68 profissionais e realiza, em média, mais de 7,5 mil atendimentos por mês, incluindo 4,8 mil visitas domiciliares, consultas e procedimentos odontológicos. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

UBS Manoel Joaquim Pera
Endereço: Rua Purpurina, 280, Vila Madalena