Terça-feira, 1 de Dezembro de 2020 | Horário: 19:14

Reformada, AMA/UBS Pari amplia serviços e ganha novas salas para atendimento

Unidade de saúde também foi adequada aos parâmetros de enfrentamento à Covid-19 para garantir distanciamento entre os pacientes

Após uma ampla reforma, a Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/Unidade Básica de Saúde (UBS) Pari ampliou os serviços oferecidos aos usuários da região Sul/Sudeste da cidade de São Paulo. Uma das principais novidades é a extensão no horário de atuação das equipes do programa Consultório na Rua, em parceria com o BomPar, que atuam das 7h às 22h.

Outra novidade é a adequação dos espaços aos novos parâmetros de enfrentamento à covid-19 na capital. O equipamento de saúde especializado em atender pacientes com patologias de baixas e médias complexidades, nas áreas de Clínica Médica e Pediatria, ganhou boxes individuais nos consultórios odontológicos, seguindo todos os protocolos de biossegurança necessários à proteção e saúde do paciente.

Realizada com recursos do programa Avança Saúde SP, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a obra também incluiu a construção de uma sala de curativo, de duas salas de triagem e de duas salas de coleta de exames. Com essa estrutura, é possível reduzir o tempo de espera dos pacientes para procedimentos mais simples e realização de exames, o que amplia a capacidade de atendimento da unidade.

Já a recepção foi totalmente remodelada e ganhou o triplo do tamanho original para poder atender as normas da Vigilância em Saúde e evitar aglomerações. Foram instaladas duas salas de classificação de risco onde são feitas as triagens. Ao todo, a estrutura física da AMA/UBS Pari é composta por 48 salas. Por mês são realizadas em média sete mil consultas.

Saúde da Família

A AMA/UBS Pari é referência na estratégia de Saúde da Família. Cinco equipes do programa atuam na unidade. Além disso, o equipamento oferece atendimento a 60 idosos em situação de vulnerabilidade atendidos na ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) do Canindé, em parceria com Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

A unidade é administrada sob contrato de gestão pela Organização Social de Saúde - SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina e conta com uma equipe multiprofissional, composta por médicos (inclusive pediatras), enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistente social, cirurgiões dentistas, auxiliares de saúde bucal, farmacêutico e agentes comunitários de saúde (ACS).

AMA/UBS Integrada Pari

Endereço: Rua das Olarias, 503, Pari