Notícia na íntegra

Sexta-feira, 24 de Abril de 2020 | Horário: 16:40

Laboratórios públicos promovem atividades para fazer em casa

Ideia é usar fabricação digital e tecnologia para aliviar rotina de quarentena

Bolsas feitas de plástico descartável, labirintos de papelão e absorventes reutilizáveis, com tutoriais online de como produzi-los, sem sair de casa e gratuitos, com vídeos para tirar as dúvidas. É a campanha #Fazendoemcasa, promovida pela rede FAB LAB LIVRE SP, conjunto de laboratórios públicos de fabricação digital da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT).

 “Nesse momento em que os cidadãos e cidadãs devem permanecer em suas casas, contribuindo com o isolamento social, estamos disponibilizando conteúdo de fabricação digital e tecnologia para pessoas de várias idades construírem seus próprios produtos com materiais acessíveis”, destaca o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós. 
 
Os tutoriais são publicados nas páginas do Facebook e do Instagram dos Fab Labs, com atividades para todas as idades. Na última sexta-feira (17) foi  postado tutorial de rolhogravuras, que transforma rolhas de vinho em carimbos.Nesta sexta-feira (24), tem labirinto de papelão. A brincadeira começa na construção, que usa uma placa e tiras do material. Depois de montado, pode ser modificado para que o desafio — fazer uma bolinha de gude passar pelos buracos — fique mais interessante.  

“Para o desenvolvimento do projeto do Labirinto decidimos, depois de pesquisas, que o papelão seria a base. Procuramos produtos que poderiam ser fabricados a partir do papelão e, então, chegamos em um consenso de que o labirinto seria um projeto divertido e fácil de se fazer em casa”, afirma o técnico do Fab Lab Daniel Menezes, que montou o tutorial junto com o colega Andrew Santos.

"O Fab Lab quer continuar estimulando a criatividade e a autonomia das pessoas, oferecendo atividades para que possam se distrair e continuar aprendendo", diz Maitê Sanches, diretora da rede. 
 
O trabalho dos laboratórios segue em outras frentes. A rede FAB LAB LIVRE SP está produzindo equipamentos de produção individual e segue ajustando os projetos para aumentar o ritmo.
 
collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn