Sexta-feira, 17 de Julho de 2020 | Horário: 20:39

Reabertura parcial dos parques municipais propõe aproximar população da natureza mantendo o distanciamento social

Uso de máscaras é obrigatório durante todo o período de permanência e visita deve ser individual ou em pequenos grupos

A reabertura de 70 parques municipais no dia 13 de julho está possibilitando que a população volte a praticar atividades ao ar livre e estar em contato com a natureza. A retomada das visitações segue as medidas aprovadas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus, e é possível graças aos resultados apresentados pela cidade de São Paulo no enfrentamento à covid-19.

A escolha dos parques que seriam abertos nesta fase, dentre os 108 existentes, levou em conta as características de cada um, privilegiando aqueles com preponderância de atividades individuais.

“Essencialmente, as atividades permitidas são corrida, caminhada, trilha, ciclismo, entre outros. Por isso, os parques que têm muita possibilidade de aglomerar pessoas e de atividades coletivas, além de atrair muitas crianças, continuam fechados”, explica Tamires Oliveira, Coordenadora de Gestão de Parques e Biodiversidade da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Para garantir a segurança dos munícipes que desejam voltar a frequentar os parques, um protocolo de regras deve ser seguido à risca. Entre as exigências, estão a manutenção do distanciamento social durante o passeio e também o uso correto das máscaras.

Outra medida para evitar a concentração de pessoas é a restrição de horários e dias, com o funcionamento por parte da manhã e da tarde apenas durante a semana. “Ibirapuera e Parque do Carmo estão funcionando das 6h às 16h e os demais, das 10h às 16h. Não abrimos nos fins de semana para evitar aglomeração, já que são os dias com maior visitação”, diz Tamires.

Além de pedir que o regulamento seja cumprido, a orientação é para que as pessoas prefiram ir sozinhas ou em pequenos grupos, respeitem o bloqueio de equipamentos de uso coletivo e levem sua própria garrafa de água.

Ouça a entrevista completa sobre a reabertura dos parques no episódio #57 do podcast Acontece em SP.