Quinta-feira, 21 de Maio de 2020 | Horário: 10:00

Quarentena provoca diminuição de resíduos nas ruas

Mês de abril apontou queda de aproximadamente 49% nos dados de varrição, devido ao menor número de pessoas nas vias

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), informa que o mês de abril apontou uma queda de aproximadamente 49% nos dados de varrição, em decorrência do menor volume de resíduos nas ruas. Estima-se que a menor produção de lixo se deve também à diminuição de pessoas nas vias, já que os planos de trabalho de limpeza não sofreram reduções e sim, ampliações. É o caso do aumento das equipes de limpeza e lavagens em torno dos hospitais, pontos de ônibus e terminais de trem e metrô da capital.

Para operação de lavagem foram contratados mais 884 funcionários, totalizando 11.884 agentes de limpeza. O serviço de coleta domiciliar comum, que inclui atendimento às residências e estabelecimentos comerciais pequenos geradores (que geram até 200L/ dia), tiveram redução de 12% nos quantitativos. Estima-se que essa diminuição se deve ao fechamento temporário de serviços presenciais não essenciais no município.

Por outro lado, a coleta seletiva aumentou 23% no mês de abril, em relação ao mesmo período do ano anterior. Este mês foram recolhidas 7,9 mil toneladas de recicláveis. No mesmo período em 2019, foram coletadas 6,4 mil toneladas. Esses números podem estar ligados ao período de isolamento social, mas também às ações de educação ambiental que são trabalhadas constantemente pela Prefeitura, como o Movimento Recicla Sampa.

Em números
Serviços Abr/2019 Abr/2020
Varrição 7.762 3.963
Coleta seletiva 7.957 6.483
Coleta comum 313.198 276.724
*Considerar quantitativos em toneladas

Primeiros 45 dias de isolamento social

Os resíduos sólidos, provenientes da coleta seletiva, aumentaram em 30% nos primeiros 45 dias de quarentena (mais 2,8 mil toneladas), quando comparados ao mesmo período de 2019. A coleta domiciliar comum apresentou queda de 5% (menos 21,5 mil toneladas), quando comparada ao mesmo período.

Já os resíduos recolhidos na limpeza e varrição de ruas e logradouros da cidade tiveram redução de 40% (menos 4,4 mil toneladas), quando comparados ao mesmo período de 2019. No ano passado, foram recolhidas 11,2 mil toneladas na varrição de ruas. Este ano foram 6,8 mil toneladas nestes primeiros 45 dias. Vale ressaltar que as empresas de limpeza não modificaram seus planos de trabalho e continuam exercendo todos os serviços que faziam antes do decreto de quarentena.