Sábado, 28 de Março de 2020 | Horário: 08:30

Qual a melhor forma de prevenção ao coronavírus?

Mudanças de comportamento ajudam a eliminar a doença

Você sabia que cuidados simples podem ser adotados na prevenção ao covid-19 (doença provocada pelo coronavírus). A doença inicialmente se manifesta como um resfriado comum. Por isso, os cuidados básicos de prevenção à gripe podem ser adotados, como:

Confira três dias indispensáveis e fáceis de serem adotadas neste momento:

1. Na hora de tossir ou espirrar, tenha modos
Muitos sabem que tossir sem cobrir a boca é falta de educação, e nesta hora, muitos levam as mãos à boca, mas esta atitude não é mais recomendada. Ao invés disso, sempre que for tossir em público utilize o seu braço, entre a região do ombro e o cotovelo. Isso vai fazer com que menos vírus fiquem nas suas mãos e se espalhem na hora que você pegar qualquer objeto, contaminando menos pessoas.

Já na hora de espirrar, utilize um lenço descartável e descarte o papel corretamente (não deixe a parte do papel que você utilizou exposta e utilize um cesto de lixo). Se não tiver outro jeito, você também pode usar o braço.

2. Só utilize máscaras se você estiver doente
As máscaras cirúrgicas são indicadas para evitar que você espalhe vírus para outras pessoas quando você está, por exemplo, com alguma gripe. Por isso, usar máscaras é um ato de cortesia.

Também há alguns cuidados importantes: nariz e boca devem estar tapados e a máscara deve ser trocada se estiver úmida. Importante saber que a máscara protege, mas não evita a doença.

Há outras formas de contágio que independem da máscara: Se uma pessoa com máscara estiver em um transporte coletivo, por exemplo, encostar na barra de proteção que por acaso está contaminada e coçar os olhos pode pegar a doença.

Portanto, se você não está doente não há justificativa e nem necessidade para usar a máscara por aí.

3. Lave as mãos a cada 3 horas
Sim, você já deve ter escutado e lido isso inúmeras vezes, mas você já parou para pensar em como as pessoas têm pavor de alguém espirrando ou tossindo à sua volta, mas ninguém tem medo de pegar em qualquer objeto, como uma simples caneta, sem lavar as mãos depois?

Por isso é hora de enfatizar: mesmo dentro de casa, lave as mãos a cada três horas (ou até em um intervalo menor, se for necessário). Se não conseguir lavar as mãos, o uso do álcool em gel pode ser outra opção.

Coronavírus
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Os coronavírus comuns que infectam humanos são alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Os coronavírus (CoV) fazem parte de uma grande família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais, conhecidos desde meados dos anos 1960. Em janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) notificou casos de pneumonia de causa desconhecida, ocorridos na cidade de Wuhan, no região central da China onde houve a detecção de um novo coronavírus (2019-nCov), uma mutação do vírus que ainda não havia sido identificado em humanos.

Sintomas

• Febre
  • Sintomas respiratórios: tosse e dificuldade para respirar
  • Histórico de viagem conforme ilustração abaixo (14 dias antes do início dos sintomas) ou contato com caso suspeito para coronavírus.