Sábado, 14 de Setembro de 2019 | Horário: 15:38

Público lota Praça do Samba no lançamento do "Rua da Gente"

Programa visa estimular o lazer em áreas de maior vulnerabilidade social; zona sul também recebeu atividades nesse sábado (14)

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), com o apoio das Secretarias de Cultura e de Relações Sociais, deu início, neste sábado (14), ao Programa Rua da Gente, que visa estimular a ocupação do espaço público e a integração das famílias com atividades esportivas e culturais, brincadeiras, oficinas e práticas de cuidados com o corpo e a mente.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr., disse que o objetivo da iniciativa é promover o encontro das famílias e da comunidade local, além de trazer de volta à vida das pessoas o valor da rua, da praça e dos próprios clubes. "O programa foi desenhado de uma forma a abranger o maior número de espaços e a faixa etária mais elástica possível", enfatizou.

O primeiro espaço a receber o projeto foi a Praça do Samba, em Perus, Zona Norte de São Paulo, que contou com diversas atividades esportivas e lúdicas durante o ensolarado sábado. Havia pintura facial, recreação, queimada-cone, câmbio, piscina de bolinhas, cama elástica e sorvebol, além das oficinas de cata-vento e mini-pipa.

Debaixo de um guarda-sol montado no centro da praça, que simulava uma praia, Dirce de Souza, 61, moradora do bairro desde os nove anos, levou a família toda para o evento. Acompanhada dos netos de quatro e oito anos, disse: “Estou gostando muito. Já sou avó e bisavó. Levei ele pra fazer pintura, pra brincar no pula-pula, na piscina de bolinhas. Sábado é difícil de achar alguma coisa assim. Meu vizinho me falou e eu disse ‘Ah, vou levar eles na praça pra brincarem’. É tudo coisa que eles gostam, né?”

O Rua da Gente será realizado aos sábados e domingos e irá contemplar todas as regiões da cidade de São Paulo, priorizando as áreas de maior vulnerabilidade social. As atividades poderão ocorrer nas ruas, praças e centros esportivos. O programa faz parte do Plano de Metas 2019-2020. Até o final da atual gestão, serão realizadas 320 edições.

Atividades lúdicas como jogos com bola, de mesa, tabuleiro, musicais, pega-pega, queimada, amarelinha, cabo de guerra, quebra-cabeça, gincanas, oficinas de artesanato, danças variadas, confecção de brinquedos com material reciclável serão desenvolvidas. O programa terá, ainda, atividades físicas com modalidades fitness e wellness como zumba, street dance, crossfit, alongamento e condicionamento físico.

Confira a agenda do Rua da Gente para o mês de setembro:

Sábado (14)
- Avenida Yervant Kissajikian, 274, Cidade Ademar
- Praça do Samba, em Perus

Domingo (15)
- Praça Oscar Vila, na Vila Maria
- Avenida Deputado Emílio Carlos, 3.501, na Vila Nova Cachoeirinha

Sábado (21)
- Praça Guataguarino, Jardim Mirador, São Matheus
- Praça Sete Jovens, Jardim Elisa Maria, Brasilândia

Domingo (22)
- Praça Mendel Hirschfeld, Vila Prudente