Quarta-feira, 20 de Maio de 2020 | Horário: 15:00

Proteção às crianças e adolescentes: São Paulo conta com 24 unidades de assistência

De janeiro a abril foram realizados 8.415 atendimentos para vítimas de violência

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado na última segunda-feira (18), teve como objetivo mobilizar a sociedade para o engajamento na conquista dos direitos de meninas e meninos do país e na luta pelo fim da violência sexual.

A data foi escolhida porque, em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o Brasil e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina, de apenas oito anos, que foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

São Paulo possui 24 unidades que realizam o Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV). De janeiro a abril foram realizados 8.415 atendimentos. Neste ano, em meio à pandemia do coronavírus, a Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (CMESCA) divulgou o tema, que foi amplamente abordado.

As unidades dos Serviços de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV) enviaram trabalhos, atividades e ações que foram implantadas em suas unidades e foram apresentadas nas redes sociais da Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Assistência Social (SMDAS). O objetivo foi mostrar que, no enfrentamento diário de um tema tão complicado, todos podem contribuir.

Órgãos envolvidos na ação:

Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes  (CMESCA) -  Atua como órgão de caráter consultivo e propositivo que possui, como uma de suas atribuições, participar de mobilizações e articulações junto aos setores do governo e da sociedade acerca da problemática da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como interagir com os diversos programas setoriais dos órgãos ou entidades executores de políticas públicas que tratem das questões das crianças, dos adolescentes e de suas famílias.

Saiba mais sobre o CMESCA

Serviço de Proteção à Criança e Adolescente (SPVV) -  É vinculado ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e oferece um conjunto de procedimentos técnicos especializados por meio do atendimento social; psicossocial na perspectiva da interdisciplinaridade e articulação intersetorial, para atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência doméstica, abuso ou exploração sexual, bem como aos seus familiares e, quando possível, ao agressor, proporcionando-lhes condições para o fortalecimento da autoestima, superação da situação de violação de direitos e reparação da violência vivida.

Saiba mais sobre o SPVV

Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) - São a porta de entrada do munícipe aos serviços de Assistência Social da comunidade.

Saiba mais sobre o CREAS

Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes - Denuncie: Disque 100

Entre em Contato com Conselho Tutelar (ligação gratuita)

AÇÕES 2020

Campanha Faça Bonito - São 20 anos "fazendo bonito” na luta pelos direitos de crianças e adolescentes.

Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil Participe

CARTILHA SPVV PENHA

Dicas para crianças e adolescentes se protegerem. Acesse.

PALESTRA SPVV LAJEADO-CREAS GUAIANASES

Bate-bapo, informação: Acesse a Live!

CCA Santa Lúcia-Oscar Romero SP Salesianas

CCA em casa!

SPVV Cidade Ademar

Passando o recado de casa. Assista!

SCFV CCA Casa dos Curumis

Apresenta: Defenda-se 100.

CJ Castelinho-Cidade Ademar

Flor símbolo da Campanha. Aprenda a fazer>

CCA Cidade Julia

Fazendo a Flor com história. Atividade:

Centro Frei Tito

Atividade para divulgar entre amigos. Desafio>

CCA Pedreira Mar Paulista-Cidade Ademar

História da Araceli. Conheça aqui.

CEDECA Interlagos

Vídeo da Ação 2020. Vídeo Ilustrativo>

CCA Joca-Cidade Ademar

DIGA NÃO AO ABUSO. Acesse!