Terça-feira, 21 de Julho de 2020 | Horário: 13:24

Pronto-socorro Maria Antonieta, no Grajaú, receberá novo complexo

Com a ampliação, unidade se tornará UPA III, com novos serviços e espaços de atendimento
1320538-Visita às obras das UPA Maria Antonieta

Com o objetivo de ampliar o atendimento de saúde oferecido à população da Zona Sul, a Prefeitura de São Paulo iniciou, em 1º de junho, a ampliação do Pronto-Socorro Municipal Dona Maria Antonieta Ferreira de Barros, no Grajaú. A unidade ganhará um novo complexo que será interligado ao utilizado atualmente pelo equipamento. O prefeito Bruno Covas visitou nesta terça-feira (21) as obras da unidade.

"Esta será a 15ª UPA na cidade de São Paulo. A expectativa era que ela ficasse pronta somente no ano que vem, mas estamos correndo com a obra para que ela seja entregue ainda neste ano", afirmou o prefeito Bruno Covas.

É importante ressaltar que, mesmo com a interligação entre os prédios, os atendimentos não serão interrompidos ou alterados durante as obras"Aqui nós vamos ter 50% mais profissionais do que temos hoje e faremos novos atendimentos que não realizamos hoje, como o odontológico, para poder melhorar a qualidade da saúde da população que vive na Zona Sul de São Paulo", destacou o prefeito.

O pronto-socorro já existente passará a ser uma Unidade Pronto-Atendimento (UPA) nível III, que ampliará os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

"Sem o período da pandemia, este pronto-socorro já atendia mais de 20 mil pessoas todos os meses. Agora, esperamos ampliar tanto a sua capacidade como os serviços oferecidos com este novo espaço, inclusive com um laboratório de análises clínicas", disse o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

A unidade contará com 452 profissionais e terá 22 leitos, sendo, 5 leitos de emergência, 15 de observação adultos e pediátricos e 2 leitos de isolamento. A UPA nível III, segundo o Ministério da Saúde, é responsável pelo atendimento em uma área que abrange de 200 mil a 300 mil pessoas.

"O Antonieta precisava muito desta ampliação. Há muito tempo a comunidade cobrava esta obra e também a manutenção. Agora estamos muito agradecidos, pois esta obra vai beneficiar muito o Grajaú", disse a moradora do bairro Suely Esteves.

O valor da reforma e ampliação é de R$ 4.319.991,98 e será financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Programa Avança Saúde. "Estamos iniciando várias obras com recursos que nós conseguimos lá do BID, um empréstimo de cem milhões de dólares específicos para a área da saúde. Só com este recurso serão mais 16 UPAs na cidade de São Paulo", disse o prefeito.

A nova UPA ficará no mesmo local do pronto-socorro, localizado na Rua Antônio Felipe Filho, 180, Jardim Somara, Grajaú, e funcionará 24h por dia.

Novas salas e serviços da UPA Maria Antonieta:

Setor Assistencial:

• Salas de espera: de 3 para 4 salas;
  • Consultórios médicos: de 7 para 9 consultórios;
  • Sala de Odontologia;
  • Sala de eletrocardiograma (ECG);
  •  Sala exclusiva para imobilizações ortopédicas;
  •  Laboratório de Análises Clínicas;
  • Ampliação da sala de coleta, sala de medicação, inalação e sala de serviço social;

Setor de Urgência/Emergência:

• Leitos de observação: de 11 para 15 leitos;
  • Leitos de emergência: de 3 para 5 leitos;
  • Ampliação da sala de sutura e curativos;
  • Base do SAMU;
  • Quartos de isolamento;

Setor de Integração de Serviços:

• Ampliação e integração da farmácia, ampliação da copa/cozinha, sala de raio-x, rouparia, central de materiais esterilizados (CME), depósito de materiais de limpeza (DML) e abrigos de lixo;
  • Sala de Manutenção
  • Almoxarifado

Setores de Convivência:

• Ampliação do refeitório, vestiários masculino e feminino, conforto médico e conforto de enfermagem;

Setores Administrativos:

• Ampliação da sala de RH, serviços de arquivo médico e estatística (SAME) e sala de administração.