Terça-feira, 11 de Maio de 2021 | Horário: 16:32

Pronto-Socorro da Lapa recebe 10ª miniusina de oxigênio da cidade

Ao todo serão instalados 19 equipamentos como este na capital que, somados, terão capacidade para produzir 9.000m³ do gás por dia, o equivalente a 900 cilindros
1093186-Entrega da Mini Usina de Oxigênio ao Pronto Socorro Municipal João Catarin Mezomo

A Zona Oeste recebeu nesta terça-feira (11/5) a 10ª miniusina de oxigênio da capital. O equipamento, implantado no Pronto-Socorro da Lapa, foi entregue pelo prefeito em exercício, Ricardo Nunes, pelos secretários municipais Edson Aparecido (Saúde) e Rubens Rizek (Governo).

“Este equipamento dará um grande ganho de autonomia para várias unidades, com capacidade para atender 20 leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. É a Prefeitura de São Paulo atenta às principais necessidades desta pandemia, dando respostas rápidas e buscando soluções importantes para melhorar o atendimento da população”, disse Ricardo Nunes.

A previsão é que até o final de maio todos os 19 equipamentos estejam instalados. Quando uma miniusina é entregue, ela passa por um processo de instalação e início de produção, que dura aproximadamente três dias.

A capacidade da usina entregue hoje é para uma produção de 20m³ por hora de oxigênio, garantindo um legado permanente para os moradores da região, já que as usinas também poderão ser utilizadas para abastecer cilindros de oxigênio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da localidade.

Durante o evento, o secretário municipal de Saúde falou sobre o Pronto Socorro da Lapa. “É um complexo que está dentro do BID. Nós estamos fazendo a reforma da UBS e aqui está prevista também a construção de uma UPA 3 (Unidade de Pronto Atendimento), no mesmo terreno, junto com um Centro de Cuidados Prolongados para Idosos”, disse Edson Aparecido.

Miniusinas de Oxigênio

A cidade de São Paulo ganhará, ao todo, 19 equipamentos que somados, terão capacidade para produzir 9.000m³ do gás por dia, o equivalente a 900 cilindros. Essa quantidade será suficiente para abastecer 596 leitos de enfermaria e 211 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Seis unidades já estão em funcionamento, nos seguintes locais:
1. Hospital Municipal Capela do Socorro
2. UPA Jabaquara
3. Hospital Dia M'Boi Mirim II
4. Hospital Dia Flávio Gianotti
5. Hospital Dia Tito Lopes
6. Hospital Sorocabano.

Outras três em processo de instalação:
1. Hospital Dia Campo Limpo
2. Hospital Dia M'Boi Mirim I
3. Hospital dia Cidade Ademar

As demais unidades serão entregues nos seguintes locais: