Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018 | Horário: 13:36

Projeto de urbanização em área de manancial prevê unidades variadas e adaptadas ao perfil familiar

Conjunto Chácara do Conde, em Capela do Socorro, terá 1.290 apartamentos, sendo 30% deles com três quartos; famílias em auxílio aluguel serão beneficiadas com as novas moradias
1151358-20181018_Visita_as_Obras_d0_Conjunto_Habitacional_Chacara_Conde_LG_1.jpg

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, visita nesta quinta-feira (18) as obras de habitação na Chácara do Conde, em Capela do Socorro, onde serão construídas 1.290 moradias, sendo 30% delas com apartamentos de três quartos. As obras foram divididas em duas fases. A primeira foi iniciada em agosto de 2018, para a construção de 562 unidades habitacionais por meio de um convênio com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU.

O maior diferencial desse conjunto é a tipologia dos apartamentos. As unidades maiores, com três dormitórios, serão destinadas a famílias numerosas, com muitas crianças ou necessidades adicionais, que recebem auxílio aluguel e foram removidas de áreas de risco ou de frentes de obras públicas. Serão dez tipologias distintas para os lotes, com prédios entre 4 e 5 pavimentos e área interna dos apartamentos variando de 41,93m² a 48,67m².

O valor do aporte na primeira fase é de R$ 153 milhões, sendo 40% da CDHU e o restante da Prefeitura de São Paulo, também responsável pela desapropriação do terreno na década de 1990. A segunda fase, com 728 unidades, contará com investimento de R$ 164 milhões da Prefeitura de São Paulo.

Os apartamentos terão até três dormitórios, sala de estar, banheiro, cozinha e área de serviço e alguns deles serão adaptados para pessoas com necessidades especiais. Além de unidades habitacionais, o conjunto também contará com depósitos, brinquedotecas, salas de estudos, centros comunitários, bicicletários e áreas de lazer cobertas.

Área verde ampliada
O terreno em que as obras estão sendo realizadas fica próximo ao Reservatório Billings, na bacia do Ribeirão Cocaia. A área verde a ser mantida, por lei, com a implantação do conjunto habitacional será incorporada pelo

Parque Linear Ribeirão Cocaia.
O Parque Linear do Ribeirão Cocaia foi criado em 2008, por meio do Decreto nº 49.659 e está sendo implantado em etapas pela Prefeitura de São Paulo. Trata-se de área com mais de 1,2 milhão de m² que tem como objetivo a recuperação dos córregos, preservação e adensamento da vegetação da região, além da instalação de estrutura e equipamentos de lazer e esporte. A área está inserida na sub-bacia do Ribeirão Cocaia, importante contribuinte da Represa Billings que, juntamente com a represa Guarapiranga, é responsável pelo abastecimento de água de 30% da população da Região Metropolitana de São Paulo.

Com a construção do Conjunto Habitacional, a Secretaria Municipal de Habitação firma um Termo de Cooperação com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) para o repasse de recursos que serão destinados à construção de mais um trecho do espaço público, por meio do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (FMSAI). O trecho do parque a ser implantado em áreas desapropriadas pela SVMA será adicionado às áreas verdes do Conjunto Chácara do Conde, pertencente à SEHAB, compondo uma reserva significativa, tanto ambientalmente, quanto socialmente.

O projeto para o parque prevê pista de caminhada, ciclovia, estações de ginástica, área de recreação infantil com piso emborrachado, quadras poliesportivas, pista de skate com arquibancada e caminhos elevados para travessia da várzea e para o lazer contemplativo.