Segunda-feira, 11 de Maio de 2020

Projeto de simulação de fórum da ONU voltado a alunos do ensino médio em São Paulo segue com aulas online

Horário: 00:00
Realizado pelo Instituto Global Attitude, em parceria com Itamaraty e Prefeitura de São Paulo, MONUEM-ERESP se adapta à realidade imposta pela covid-19

O projeto MONUEM-ERESP, realizado com sucesso pela primeira vez na rede municipal de ensino de São Paulo durante o segundo semestre do ano passado, segue com atividades em 2020 e se expande para mais três escolas. Considerada como uma simulação completa de um fórum das Nações Unidas, a iniciativa parte de um modelo criado pela Universidade Harvard e desenvolvido para alunos do ensino médio.

Mesmo diante do cenário imposto pela pandemia de covid-19, as escolas do sistema público de ensino do município de São Paulo começaram a ter aulas o on-line em 27 de abril.

A iniciativa está ligada ao Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP), em parceria com as secretarias de Educação e de Relações Internacionais do município de São Paulo e realização da organização da sociedade civil de interesse público Instituto Global Attitude. Beneficiando cerca de 80 estudantes da rede pública, este ano, além da EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, participam a EMEFM Antônio Alves Veríssimo, EMEFM Darcy Ribeiro e EMEFM Guiomar Cabral Esta última, com aulas acompanhadas de um intérprete de libras para atender quatro alunos com deficiência auditiva.

A implementação do programa em 2020 conta também com o apoio do escritório Pinheiro Neto Advogados, da vereadora Janaína Lima e da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Em 14 de maio, das 17h às 18h, será realizada a inauguração do MONUEM-ERESP EAD 2020, disponível aos estudantes por streaming e contará com a presença, por videoconferência, dos parceiros e apoiadores do projeto.

No segundo semestre de 2019, 30 estudantes da EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello participaram de uma série de atividades educativas, todas culminando em uma sessão de debates realizada em 22 de novembro. Na ocasião, o grupo de estudantes representou os papéis de diferentes nações do mundo, elaborando uma proposta de resolução alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas até 2030 — em específico, o ODS 10, que visa a redução da desigualdade dentro dos países.

Como funciona o MONUEM-ERESP?

O Modelo de Simulação das Nações Unidas para o Ensino Médio (MONUEM-ERESP) é uma ferramenta pedagógica única — implementada em escolas da rede pública — por meio da qual estudantes têm a oportunidade de ampliar conhecimentos sobre relações internacionais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e desenvolver, de maneira prática, habilidades como pesquisa, argumentação, solução de conflitos, empatia, cooperação, entre outras.

No ano passado, as 14 aulas foram realizadas nas dependências da EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello. Já a abertura do projeto e o evento de encerramento (culminância) foram realizados no CEU Água Azul, com a presença e discursos de integrantes de todos os parceiros do programa.

Este ano, o projeto será realizado por meio de aulas on-line durante o período em que o governo municipal, em atividades coordenadas com as esferas estadual e federal, oriente o isolamento como medida para a contenção da covid-19 na capital. Na prática, os estudantes seguem sendo orientados e aprendendo sobre diplomacia e relações internacionais, com um exemplo atual em mãos: as ações coordenadas em todo o mundo para o controle de uma crise de saúde mundial.

Sobre o Instituto Global Attitude

Criado em 2011, o Instituto Global Attitude é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), com sede em São Paulo, sem fins lucrativos e apartidário, cuja atuação transcende fronteiras nacionais e regionais. O grupo assessora organizações, capacitando e fortalecendo processos transformativos no Brasil e no mundo.