Notícias

Projeto da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo vence prêmio de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

“Livro Aberto”, desenvolvido pelo Pátio Digital, para dar transparência ao orçamento e ampliar participação da comunidade escolar, é selecionado como uma das quatro experiências inovadoras entre governos da América Latina e Caribe

De Secretaria Especial de Comunicação

O projeto “Livro Aberto: um impulso de transparência e colaboração na educação pública de São Paulo”, desenvolvido pelo Pátio Digital, iniciativa do Governo Aberto da Secretaria Municipal de Educação (SME), foi selecionado como uma das quatro experiências inovadoras de Gestão Pública vencedoras do Concurso Governarte Prêmio Eduardo Campos, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A entrega do prêmio acontecerá em 13 de setembro, na cidade de Puebla (México), durante o Congresso Smart City Expo Latam, evento latinoamericano de transformação e inovação de cidades.

Vencedor na categoria "Participação Cidadã e Geração de Confiança", o projeto “Livro Aberto” traz um pacote de ações em duas frentes: orçamento cidadão e contratações abertas, por um lado; e fomento à colaboração e interação com a comunidade escolar, por outro. Foram avaliados 94 projetos provenientes de 15 países da América Latina e Caribe, entre iniciativas de governos no âmbito local, estadual e nacional.

“O reconhecimento com este prêmio reforça que estamos no caminho certo com a política de governo aberto adotada na Secretaria Municipal de Educação, alinhada às melhores práticas internacionais sobre o tema. Além de ampliar a transparência em níveis sem precedentes, tudo será feito em código aberto, para que qualquer órgão público possa adaptar livremente o que for desenvolvido aqui”, explica Alexandre Schneider, secretário municipal de Educação.

Para a implementação do projeto, a SME deverá contar com o apoio de organizações parceiras do Pátio Digital, como a UNESCO no Brasil e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Orçamento cidadão e contratações abertas
Por meio desse projeto, a SME vai apresentar uma interface didática de visualização do orçamento previsto e executado, além de permitir que se conheçam as despesas no maior nível de detalhamento possível. A ferramenta permite também a análise simplificada de séries históricas e a comparação entre categorias temáticas dentro da Educação.

Por fim, um módulo de consultas deve permitir que a comunidade escolar conheça os bens e serviços contratados pela SME e pelas diretorias regionais, de forma que possa apoiar a Secretaria na avaliação da qualidade e no monitoramento da execução dos contratos no território da cidade.

Interação com a comunidade escolar
O projeto também inova ao propor o uso do Robô Edu para disseminação das informações e interação com a sociedade. O robô é um “chat bot” criado pela SME em parceria com a UNESCO no Brasil, a partir de um concurso público em que participaram diversas equipes de desenvolvedores de software, técnicos da Secretaria e alunas da rede municipal de ensino.

Ele foi projetado para responder informações sobre a alimentação escolar, está presente no Facebook e no aplicativo Telegram e tem habilidade para enviar, diariamente, notificações sobre os cardápios das escolas escolhidas pelos usuários.

Neste projeto, a SME pretende “turbinar” o Robô Edu, para que ele possa interagir com a comunidade escolar e prover dados e informações de maneira lúdica e mais acessível sobre outros temas e serviços da Secretaria. Ele pode promover enquetes e consultas públicas para ampliar a participação nos temas da educação municipal, tais como experiências já realizadas pela Secretaria anteriormente por meio de formulários, como avaliação dos uniformes, material escolar distribuído e currículo, entre outros assuntos.

Mais informações sobre o Projeto "Livro Aberto: um impulso de transparência e colaboração na educação pública de São Paulo" e os outros ganhadores desta edição do Prêmio Governarte podem ser obtidas neste link (https://www.iadb.org/pt/gobernarte)

 

Ações do documento

Vídeos

SPLICA - Transferência de Multas

Ver agenda completa