Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021 | Horário: 17:36

Programa Vem Dançar terá baile virtual em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Projeto, que já teve mais de 100 edições, estimula a atividade física e interação social entre os idosos

Realizado desde 2007, o Programa Vem Dançar terá neste ano um baile especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, adaptado às condições impostas pela pandemia do novo coronavírus. Assim como ocorreu no carnaval, a edição do próximo dia 8 de março será virtual.

O Vem Dançar é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), e já contou com a participação de mais de 170 mil idosos em seus 14 anos de existência. Já foram realizados 103 bailes nos Centros Esportivos de São Paulo e também nos salões do Juventus, Corinthians, Clube Espéria e outros.

O Vem Dançar é uma política pública da SEME, realizada pelo Departamento de Políticas e Programas de Esporte e Lazer. A coordenadora do projeto, Dineia Mendes de Araújo Cardoso, diz que o objetivo é promover a atividade física e a integração social entre os idosos.

‘’São vários os estudos que mostram os benefícios da dança para os idosos, melhora a força, a resistência e principalmente o equilíbrio, que ajuda a prevenir as quedas”, explica.

A dança também é importante para a socialização, tirar os idosos de casa para desfrutar momentos de lazer, o que não está sendo possível com a pandemia. Dineia Araújo conta que a ideia do baile virtual surgiu das conversas com sua equipe a partir da nova realidade que o mundo passou a enfrentar desde o ano passado.

“A pandemia intensificou o uso da tecnologia, o home office e os contatos com a família graças ao uso da internet são uma realidade e precisávamos fazer algo em benefício dos frequentadores do Vem Dançar, principalmente as idosas que gostam muito da interação promovida por nossos eventos. A primeira experiência foi no carnaval, e como os bailes são sempre temáticos decidimos fazer outra edição virtual, agora em homenagem ao Dia Internacional da Mulher”, afirma Dineia Araújo.

Vontade de viver

A professora aposentada Daisy Aparecida Ricoletto Lisboa Barbante, de 79 anos, descobriu o Vem Dançar no Centro Esportivo Jardim São Paulo, equipamento da Prefeitura que frequenta há 30 anos. Vai aos bailes desde a primeira edição e lamenta que tudo tenha parado por causa da pandemia.

“Tenho muita saudade dos bailes do Vem Dançar, o lazer faz parte da vida. Estou há um ano sem vida social, mas não podemos perder o otimismo, a vontade de viver. O baile virtual de carnaval foi muito bom, consegui rever os amigos mesmo à distância”, disse.

Viúva, mãe de dois filhos e com dois netos, Daisy Barbante teve uma vida profissional ativa como professora de escola rural, assistente técnica do Judiciário e integrante do Conselho do Idoso. A idosa está ansiosa para tomar a vacina e para voltar à normalidade, retornar às aulas de ginástica, yoga e vôlei adaptado no Centro Esportivo Jardim São Paulo; e, como não poderia deixar de ser, participar do baile virtual do Vem Dançar em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

“Como mulher me sinto valorizada, antigamente os bailes eram só para os jovens, agora temos nossa oportunidade. Temos que ter garra e esperança, a vida é feita de sonhos e concretizada com o amor”, afirma Daisy Barbante.

O Vem Dançar será feito com o uso da plataforma Google Meet. Os interessados devem se inscrever e depois receberão o convite. A edição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8 de março, começa às 14h. O evento terá início às 14h com uma palestra da psicoterapeuta Carmen Ponce e depois terá a apresentação de coreografias e muita dança em homenagem às mulheres.