Sábado, 13 de Maio de 2017

Programa SP Cidade Linda chega a Parelheiros em sua 20ª operação

Horário: 00:00
Ação vai intensificar a zeladoria de 7,5 quilômetros de via no extremo sul, incluindo a Praça do Trabalhador
741796-

A 20ª operação do SP Cidade Linda começa neste sábado (13) em Parelheiros, no extremo sul da cidade. As ações do programa acontecerão na Avenida Sadami Inoue (antiga Estrada de Parelheiros), do portal de entrada do bairro até o centro comercial da região, incluindo a Praça do Trabalhador. No total, 7,5 quilômetros de via receberão serviços como varrição, capina de mato, limpeza de bueiros e recuperação de pontos de ônibus.

“O programa é muito importante para a cidade, feito pelo prefeito João Doria, e que por este período curto, eu darei continuidade. No decorrer da semana serão feitas diferentes atividades para melhorar e dar mais qualidade de vida aos moradores desta região”, afirmou o prefeito em exercício, Milton Leite.

A Praça do Trabalhador passará por zeladoria completa. O local é ponto de passagem para os moradores de Varginha, Parelheiros, Cipó, Embu-Guaçu e Marsilac. O programa também completará as obras de construção de uma baia para parada das vans do programa Atende, que realiza o transporte de pessoas com deficiência. Outras melhorias serão a conexão da praça com a ciclovia da Avenida Teotônio Vilela e a iluminação das quadras e da pista de skate.

O portal do bairro recebeu a instalação de mastros com as bandeiras nacional, estadual e municipal. Ao longo da semana, 204 bocas de lobo passarão por limpeza e 400 postes serão pintados. Além disso, será realizada a manutenção de 100 pontos de ônibus. A operação envolverá o trabalho de 354 pessoas com 71 equipamentos.

O Departamento de Iluminação de São Paulo (ILUME) fez a instalação de 9 luminárias de Vapor metálico (250 watts) na Pista de Skate da Praça dos Trabalhadores, que não tinha nenhum tipo de iluminação. Na área do pavilhão de bandeiras, foram instalados 2  projetores de 250 watts. O departamento também fará a iluminação do futuro Portal de Parelheiros, assim que a obra, que está em andamento, for finalizada. Rondas feitas pelas equipes de manutenção na região identificaram problemas em 27 luminárias e mais de 26 ações foram feitas, totalizando 53 correções.

A região também passará por serviço de tapa-buraco, manutenção de jardins e canteiros, revisão de iluminação, pintura antipichação, além de desobstrução de galerias. Devido à proximidade com a fiação de energia elétrica, 342 árvores serão podadas em parceria com a concessionária Eletropaulo. Para tornar o trânsito pela região mais seguro, 11 semáforos passarão por revisão e três serão trocados. Serão refeitos 4.500 metros quadrados de sinalização horizontal e 30 placas de trânsito receberão manutenção completa.

Toda operação será acompanhada por 59 agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), com 16 viaturas. Também apoiam a ação agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Assistência Social.

SP Cidade Linda
Lançado no dia 2 de janeiro deste ano, o programa SP Cidade Linda é um projeto de zeladoria urbana que tem o objetivo de melhorar a zeladoria urbana e assim resgatar a autoestima do paulistano. O programa reúne um conjunto de serviços para revitalizar áreas em todas as regiões, em uma ação regular e contínua, que parte do Centro em direção à periferia da cidade.

As ações são coordenadas pela Secretaria de Prefeituras Regionais, com o apoio das pastas de Assistência e Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Obras, Transportes e Mobilidade, Segurança Urbana e Verde e Meio Ambiente, além de contar com o envolvimento da iniciativa privada, ONGs e cidadãos.

Já participaram do programa as Marginais Pinheiros e Tietê, as avenidas 9 de Julho, Paulista, 23 de Maio, Santo Amaro, Tiradentes, Ipiranga, São Luís, Mateo Bei, Inajar de Souza, Belmira Marin, Rubem Berta, Cruzeiro do Sul, Marechal Tito, Eliseu de Almeida, Celso Garcia, Giovanni Gronchi, Pacaembu, Juscelino Kubitscheck, Faria Lima e a Praça da Sé.