Quarta-feira, 29 de Agosto de 2018 | Horário: 18:52

Programa Sexta Sem Carro será implantado pela SMT no dia 31/08

A medida tem como objetivo incentivar a utilização do transporte público no centro da cidade

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes informa que na próxima sexta-feira (31) algumas vias do Centro Histórico da capital serão fechadas ao trânsito de carros e motos, das 6h às 18h para implantação do Sexta Sem Carro. A primeira edição do programa realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foi em setembro do ano passado, durante a Semana da Mobilidade.

No Sexta Sem Carro, somente ônibus, táxis, veículos escolares, bicicletas e carros com cartões do idoso e pessoas com deficiência (Defis) podem circular em toda a extensão das seguintes vias: Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Largo de São Bento, Rua Líbero Badaró, Viaduto do Chá e num trecho da Rua Florêncio de Abreu (entre a Ladeira da Constituição e a Rua Boa Vista).

A iniciativa tem como objetivo incentivar o debate sobre a utilização do veículo na cidade de São Paulo, além de estimular o uso do transporte coletivo e as pequenas viagens a pé ou de bicicleta. A região central foi escolhida pela SMT por contar com uma grande opção de transporte público, como estações de Metrô e diferentes linhas de ônibus.

A ativação do Sexta Sem Carro não altera a circulação das linhas de ônibus, uma vez que o tráfego desse tipo de veículo e de táxis nas vias bloqueadas é permitido.

Para informar a população sobre a ação, a CET coloca faixas na região alertando para os bloqueios.

Bloqueios

- Praça da Sé com Rua Venceslau Brás;

- Praça da Sé com Rua Floriano Peixoto;

- Rua Coronel Xavier de Toledo com Viaduto do Chá;

- Rua Florêncio de Abreu com Ladeira da Constituição.

Alternativas

- Sentido Praça da Sé / Praça Ramos de Azevedo: Rua Senador Feijó, Rua Cristóvão Colombo, Rua Riachuelo, Túnel Papa João Paulo II, Avenida Prestes Maia, Avenida Senador Queirós, Avenida Ipiranga, Avenida São Luís, Rua Coronel Xavier de Toledo e Praça Ramos de Azevedo.

- Sentido Praça Ramos de Azevedo / Praça da Sé: Rua Conselheiro Crispiniano, Avenida São João, Avenida Ipiranga, Avenida São Luís, Viaduto Nove de Julho, Viaduto Jacareí, Rua Maria Paula, Viaduto Dona Paulina, Praça Dr. João Mendes, Rua Anita Garibaldi, Rua Roberto Simonsen, Rua Venceslau Brás e Praça da Sé.

Confira abaixo as informações sobre a oferta de ônibus na região:

Rua Boa Vista - 10 linhas

2002/10 - Term. Pq. D. Pedro II - Term. Bandeira

Rua Líbero Badaró - 13 linhas

2002/10 - Term. Pq. D. Pedro II - Term. Bandeira

702C/10 - Jd. Bonfiglioli - Metrô Belém

702U/10 - Cid. Universitária - Term. Pq. D. Pedro II

909T/10 - Term. Pinheiros - Term. Pq. D. Pedro II

Viaduto do Chá - 13 linhas

2002/10 - Term. Pq. D. Pedro II - Term. Bandeira

702C/10 - Jd. Bonfiglioli - Metrô Belém

702U/10 - Cid. Universitária - Term. Pq. D. Pedro II

909T/10 - Term. Pinheiros - Term. Pq. D. Pedro II

CT01/1 - Circular Turismo

Durante a ativação do Sexta Sem Carro, a Engenharia de Campo da CET e os Técnicos da SPTrans monitoram os bloqueios no trânsito e acompanham a operação dos ônibus na região, visando manter as condições de segurança e fluidez.

Para mais informações do trânsito, os usuários podem ligar para a CET no telefone 1188, que atende 24 horas por dia. Sobre a operação do transporte coletivo (ônibus), os usuários têm à disposição o telefone 156 ou o site www.sptrans.com.br.