Segunda-feira, 15 de Julho de 2019 | Horário: 18:35

Programa Mutirão nos Bairros: Prefeitura já realizou mais de 60 mil atendimentos em 15 edições

Programa agrega, semanalmente, os trabalhos de outras secretarias aos serviços de limpeza e conservação em um ponto específico da cidade

O Programa Mutirão nos Bairros, coordenado pela Secretaria Especial de Relações Sociais, ultrapassou a marca dos 60 mil atendimentos em 15 edições. Lançado em abril pela Prefeitura de São Paulo, o mutirão já passou pelas subprefeituras de São Mateus, Santo Amaro, Guaianases, Campo Limpo, Parelheiros, Itaquera, Freguesia/Brasilândia, Capela do Socorro, M’ Boi Mirim, Pirituba/Jaraguá, Ermelino Matarazzo, Lapa, Mooca, Sapopemba e Cidade Tiradentes.

O programa concentra, semanalmente, diversos serviços da administração municipal em um ponto específico da cidade. A ideia é levar os serviços da Prefeitura para próximo da população que mais precisa em áreas vulneráveis da capital.

Durante os mutirões, enquanto as equipes da subprefeitura que sedia o evento realizam serviços de zeladoria como varrição, pintura, poda de árvores e grama, entre outras ações, a população da região tem acesso a diversos serviços públicos em um único ponto.

Pessoas que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho podem ter acesso a vagas de emprego regionalizadas, em processos seletivos intermediados pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe). Durante o atendimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) também é possível emitir a carteira de trabalho.

A Secretaria Municipal de Saúde oferta vacinação (febre amarela e sarampo), orientação sobre arboviroses, distribuição de preservativos, entre outros serviços.  Pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social recebem orientações sobre os programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Família durante o atendimento ofertado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

As ações também contam com a oferta de serviços das secretarias municipais das Subprefeituras, Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência, Habitação, Saúde, Inovação e Tecnologia, Cultura, além de outros parceiros como a SABESP e COHAB.