Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018 | Horário: 14:37

Programa Lapa Oportunidades oferece 60 bolsas para cursos de auxiliar de escritório e operador de computador

As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de setembro nas unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) na Lapa, Perus, Brasilândia e Pirituba

O Programa Lapa Oportunidades abre inscrições para mais dois cursos profissionalizantes gratuitos: auxiliar de escritório e operador de computador. Ao todo, são 60 vagas para bolsas de estudos destinadas a pessoas de baixa renda e que estão em busca de qualificação profissional. Os interessados podem se candidatar até 13 de setembro. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) com a Prefeitura Regional da Lapa e o Senac.

As inscrições podem ser feitas nas unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) na Lapa, Perus, Brasilândia e Pirituba. É necessário levar cópia simples de RG e CPF e declaração de andamento ou certificado de conclusão da Educação Básica (Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação Técnica de Nível Médio). Também é preciso ter renda familiar per capita de, no máximo, dois salários mínimos federais e preencher o formulário no CATe.

Os cursos terão duração de 160 horas e acontecerão na unidade Lapa Tito do Senac (Rua Tito, 54), com início em 17 de setembro. O material didático será fornecido pelo Senac e os alunos não receberão auxílio para transporte. A SMDE é responsável pela seleção dos bolsistas e também busca empresas parceiras da região para que acompanhem o desenvolvimento das aulas e recrutem profissionais entre os alunos.

- Auxiliar de Escritório (30 vagas)

Formação voltada a jovens que estão em busca do primeiro emprego. Nas aulas, os alunos aprendem sobre rotinas de escritório, língua portuguesa e matemática. O objetivo é aprimorar o domínio da comunicação e perceber as relações entre as operações matemáticas e o dia a dia, como administrar economias, decidir a prioridade de gastos e adquirir itens necessários.

Idade: de 14 a 21 anos

Escolaridade mínima: cursando Ensino Fundamental 2

Aulas: de 17/9/2018 à 28/11/2018 - segunda à quinta-feira, das 13h30 às 17h30

- Operador de Computador (30 vagas)

O curso inclui ambiente Windows, aplicação de recursos relacionados à estética de documentos, exercícios de cálculos matemáticos em planilhas e criação de apresentações. O conteúdo também explora os recursos de pesquisa e entretenimento, bem como outros serviços de comunicação.

Idade mínima: 15 anos

Escolaridade mínima: cursando Ensino Fundamental 2

Aulas: de 17/9/2018 à 30/11/2018 - segunda à quinta-feira, das 8h30 às 12h30

Programa Lapa Oportunidades (7ª edição)