Sábado, 19 de Dezembro de 2020 | Horário: 14:00

Programa Foco certifica 66 alunos no setor de gestão administrativa e escritório

Iniciativa idealizada pela Fundação Paulistana foi desenvolvida na Zona Leste da capital, na Escola Makiguti

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou na última sexta-feira (18/12), na Cidade Tiradentes, a formatura de 66 concluintes do Foco, programa da Fundação Paulistana que capacita jovens na área de gestão administrativa e escritório. Os alunos foram divididos em três turmas em horários alternados, respeitando os protocolos de segurança e distanciamento social no combate do coronavírus.

“A área de escritório e administração é uma das que mais empregam no país. Por isso, a Prefeitura de São Paulo desenvolveu o Foco, que é um programa de capacitação voltado este setor que gera tantas oportunidades no mercado de trabalho”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O curso foi realizado no formato FIC – Formação Integral Continuada, capacitando os participantes em grau de assistente com duração de 160 horas. Diferente de 2019, onde o programa aconteceu em diferentes espaços cedidos por parceiros e pelo poder público, as turmas do Foco aconteceram exclusivamente na Escola Makiguti, na Cidade Tiradentes.

“Além da capacitação, temos grande preocupação na segurança e saúde dos participantes, por isso optamos por dividir as turmas e utilizar horários alternados. Na Escola Makiguti todos estão preparados e a instituição segue à risca as normas da vigilância sanitária, fazendo valer o uso obrigatório de máscaras e lavagem constante das mãos”, comenta Aline Cardoso.

Todos os alunos receberam uma certificação com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e da Fundação Paulistana. O documento é valido em todo o território nacional e os formandos estão aptos para exercer a função de assistente administrativo, financeiro, de RH e de logistica. O Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo regularmente recebe vagas de emprego para o setor, sendo uma alternativa para os novos profissionais ingressarem no mercado de trabalho.

Programa Foco

Criado em 2019, a iniciativa da Fundação Paulistana já atendeu 269 pessoas nas áreas de recursos humanos, logística, assistente administrativo e finanças. Os cursos são no formato FIC – Formação Integral Continuada, capacitando os participantes em grau de auxiliar e assistente com duração de 160 horas, realizadas em torno de dois meses.