Terça-feira, 15 de Outubro de 2019

Programa Escola Digital irá investir R$ 90 milhões em tecnologia

Até o final de 2020, as 12 mil salas de aula do município serão equipadas com computadores, internet, projetores com tela e caixas de som

No dia dos professores, celebrado nesta terça-feira (15), o prefeito Bruno Covas, acompanhado do secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, anunciaram ,na sede da Prefeitura, três iniciativas ligadas a área da educação, os projetos “Salas de Aula Digitais”, a “Plataforma Digital do Currículo da Cidade de São Paulo” e a  criação de uma “Escola de Formação para professores”.

“Hoje é um dia de reconhecimento pelo trabalho e dedicação dos profissionais que atendem os 950 mil alunos da nossa rede de ensino. A educação é uma área que transforma a realidade. Não podemos mais ter escolas analógicas atendendo alunos que são digitais. A escola da lousa e do giz precisa competir com celulares, tablets e canais na internet, deixa de ser atrativa para o aluno e isso dificulta o aprendizado. Por isso iremos investir, para que todas as 12 mil salas de aula do município sejam digitais, permitindo que o professor ensine em um ambiente equipado em todas as matérias”, disse o prefeito.

O Programa Escola Digital irá equipar as 12 mil salas de aula do município com atualizações tecnológicas no ambiente escolar. Ao todo, serão investidos R$90 milhões na compra de pelo menos um computador para cada sala de aula, internet de banda larga, projetores com tela e caixas de som.

“Nós queremos que todas as nossas salas de aula saiam do modo analógico e migrem para um ambiente digital com esses instrumentos que ficarão à disposição dos professores, em todas as nossas unidades, desde as nossas creches às escolas de ensino médio, atingindo todo o parque educacional da Prefeitura de São Paulo”, disse Bruno Caetano.

Com a implantação desses elementos na sala de aula, o professor poderá fazer uso da Plataforma Digital do Currículo da Cidade de São Paulo. O projeto, iniciado em parceria com a Unesco e Fundação Lemann coloca a rede paulistana a frente das demais cidades brasileiras, sendo a primeira a compartilhar conteúdo em software livre. As aulas ficam disponíveis pela plataforma https://curriculo.sme.prefeitura.sp.gov.br/ e podem ser utilizadas por qualquer docente no Brasil.

Impressora 3D
Em 2019, todas as Escolas de Ensino Fundamental do município receberam impressoras 3D. Ao todo, foram distribuídas 583 máquinas e os professores de informática passaram por treinamento para aprimorar o conhecimento sobre o equipamento e saber como é a utilização desse nas salas de aula. Todas essas iniciativas fazem parte da reestruturação dos Laboratórios de Informática Educativa (LIE) em Laboratórios de Educação Digital, Experimentação e Aprendizagem (LED).

“Estamos trabalhando para que nossas escolas se aproximem da maneira como nossos estudantes aprendem. Hoje, todas nossas EMEFs já contam com impressoras 3D, com essa ampliação na qualidade dos equipamentos, a expectativa é para que nossos alunos aprendam mais e melhor”, afirma o secretário Bruno Caetano.

E-mail da Microsoft
Uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e a empresa de tecnologia Microsoft está permitindo que os mais de 70 mil professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, tenham acesso gratuito a e-mail corporativo, pelo pacote Office 365 Educacional e aplicativos online disponibilizados pela empresa, como Word (edição de textos), Excel (planilha de cálculos), PowerPoint (apresentação de slides), OneNote (bloco de notas dinâmico) e OneDrive (armazenamento de arquivos).

Para ter acesso, os professores devem se cadastrar pelo endereço  http://office365docente.sme.prefeitura.sp.gov.br/