Quarta-feira, 3 de Maio de 2023 | Horário: 17:55

Programa de Recape chega a cinco milhões de metros quadrados com 11 novos trechos

Desde junho de 2022, o programa já finalizou 139 trechos em todos os cantos da cidade.

Em uma cidade onde milhares de pessoas e veículos circulam diariamente, o cuidado com o solo é especial, inteligente e ecologicamente correto. Com essa proposta, a Prefeitura atinge a marca de 5 milhões de metros quadrados entre vias recapeadas ou em execução nas cinco regiões da cidade desde o início do programa. São rotas prioritárias para a mobilidade urbana e o trabalho se consolida na malha viária da capital, uma das maiores do mundo.

As intervenções corrigem os danos estruturais e recuperam as vias com material resistente à fadiga provocada pelo tempo e tráfego intenso numa das maiores cidades do Mundo, e usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt, composto por polímero e fibra). Essa mistura é utilizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga.

No momento, são 57 os trechos em andamento que totalizam uma área de mais de 1,3 milhão de metros quadrados. Desde o dia 20 de junho, início do programa, o recape finalizou 139 trechos, que correspondem a mais de 3,6 milhões de metros quadrados.
Veja a lista com os onze novos trechos com início dos trabalhos entre os dias 02 e 05 de maio. São mais 356 mil metros quadrados de recuperação das vias:

1) Estrada do Campo Limpo (Ambos os Sentidos) - Trecho compreendido entre a Av. Carlos Lacerda até a Av. Carlos Caldeira Filho – Subprefeitura do Campo Limpo. Início: 02/05/2023.

2) Rua Arcelina Teixeira da Silva - Trecho compreendido entre a Avenida Paulo Guilguer Reimberg até a Rua Alfonso Lecadre – Subprefeitura de Parelheiros. Início: 02/05/2023.

3) Rua Balneário São José - Trecho compreendido entre o acesso Pavão Real até a Rua Augusto Gomes de Siqueira – Subprefeitura de Parelheiros. Início: 02/05/2023.

4) Rua Virgínia Modesto - Trecho compreendido entre a Rua José Roschel Rodrigues até o Fim da Via – Subprefeitura de Parelheiros. Início: 02/05/2023.

5) Av. das Nações Unidas – Trecho III – b (Pista Local) - Trecho compreendido entre a Ponte Nova do Morumbi até a Ponte do Morumbi – Subprefeitura de Pinheiros. Início: 02/05/2023.

6) Avenida Magalhães de Castro (Marginal Pinheiros – Pista Local) – Inclui Alças de Acesso - Trecho compreendido entre a Av. Valentim Gentil até a R. Gerivatiba – Subprefeitura do Butantã. Início: 03/05/2023.

7) Marg. Tietê – Pista Expressa (Av. Otaviano Alves de Lima) – Inclui Alças de Acesso – Trecho 2 - Trecho compreendido entre a Ponte da Casa Verde até a Ponte Freguesia do Ó – Subprefeitura da Casa Verde. Início: 03/05/2023.

8) Estrada do M’Boi Mirim – Trecho I - Trecho compreendido entre a Avenida Comendador Sant’Anna até a Rua da Olaria – Subprefeitura do M’Boi Mirim. Início: 04/05/2023.

9) Estrada da Baronesa – Trecho I - Trecho compreendido entre a Estrada do Guavirutuba até a Estrada do M’Boi Mirim – Subprefeitura do M’Boi Mirim. Início: 05/05/2023.

10) Avenida Major Sylvio de Magalhães Padilha (Marginal Pinheiros – Pista Expressa) - Trecho compreendido entre a Ponte Edson de Godoy Bueno até a Ponte João Dias – Subprefeitura do Campo Limpo. Início: 05/05/2023.

11) Avenida Magalhães de Castro (Marg. Pinheiros – Pista Expressa) – Inclui Alças de Acesso - Trecho compreendido entre a Ponte Engenheiro Ary Torres até a Ponte do Morumbi – Subprefeitura do Butantã. Início: 05/05/2023.

O Programa

Previsto em contrato, o programa é realizado de maneira sustentável, com a utilização do RAP espumado. Entre os critérios considerados para a escolha destas vias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.

O serviço acontece, preferencialmente, depois das 23 horas, para não prejudicar a mobilidade. A Secretaria Municipal das Subprefeituras realiza em campo um controle rigoroso das ações, com um mapeamento inédito de todas as vias elegíveis para recapeamento, cronograma enxuto e pontual sobre o que a engenharia chama de patologias do asfalto (desde irregularidades provocadas por trincas, quanto problemas estruturais que enfraquecem o revestimento da via).

Após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização. Todas as previsões de entrega foram cumpridas e o tempo de execução, em média de 120 dias, abreviado em grandes avenidas.

As vias finalizados e em execução podem ser conferidas em tempo real, na página inicial do site da SMSUB.