Quarta-feira, 9 de Dezembro de 2020 | Horário: 18:55

Programa de Linguagem Simples de São Paulo é premiado no 24º Concurso Inovação no setor público

Desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, iniciativa aproxima sociedade e governo com comunicação acessível

Após concorrência com 283 iniciativas, o programa de Linguagem Simples da cidade de São Paulo ficou em 2º lugar no concurso de Inovação no Setor Público promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Premiado na categoria "Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual, do Distrito Federal e Municipal", o programa Linguagem Simples foi a iniciativa municipal melhor colocada.

Capitaneado pela equipe do (011).lab, laboratório de inovação em governo da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, o programa foi idealizado para simplificar a linguagem que a Prefeitura usa com a população.

“Simplificar a comunicação do poder público com a população aproxima as pessoas do governo, melhora nossa eficiência e constrói um engajamento positivo entre servidoras e servidores na Prefeitura, além de inspirar outras iniciativas pelo país”, afirmou o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.

O programa começou com dois eixos: melhorar os textos de documentos públicos com projetos e ferramentas de apoio e engajar servidoras e servidores da Prefeitura no tema. Mais de 300 agentes já foram capacitados.

O projeto soma oito documentos capacitados e três materiais para apoiar o entendimento e a implementação da metodologia.

Curso de Linguagem Simples

Em mais uma frente do programa, o curso de Linguagem Simples, gratuito e disponível na plataforma da Enap, ensina conceito e metodologias para quem quiser fazer parte dessa inciativa. O curso foi pensado para capacitar quem trabalha no setor público, mas qualquer pessoa pode se inscrever, fazer e receber o certificado. Já foram 1.500 participantes! Para acessar, basta clicar aqui.