Terça-feira, 26 de Outubro de 2021 | Horário: 11:56

Programa de Atendimento ao Idoso leva carinho e atenção para aqueles que mais precisam

Minidocumentário apresenta o PAI, que conta com equipe multidisciplinar para atender pessoas com mais de 60 anos

Prestar um serviço à população que mais precisa, levando atendimento, carinho, atenção e companhia para pessoas com mais de 60 anos. Esse é um dos trabalhos que as equipes do Programa de Atendimento ao Idoso (PAI) realiza. Por meio das Unidades Básicas de Saúde, diversos profissionais, de áreas diferentes, trabalham diariamente para oferecer mais qualidade de vida a quem mais precisa. Esse é o tema do Construindo Histórias, que mostra como esse acolhimento é feito.

De acordo com a Delmara Buscatti, coordenadora do programa, o PAI tem foco no atendimento domiciliar para tentar diminuir as vulnerabilidades e dar mais autonomia para os idosos. “Eles são estimulados através de jogos cognitivos, como dominó e outras atividades, como pintura. Fazemos caminhadas, fazemos datas festivas e todas são comemoradas com eles e com os familiares”, explica.

Para a Dona Francisca Pereira de Souza, participante do programa, o atendimento é excelente, tanto dos cuidadores, quanto dos médicos e enfermeiros. “As meninas vêm atender a gente, ajuda, faz uma leitura, dá uns conselhos, faz um carinho. Elas são 100%. Minha irmã depende 100% de atendimento e isso faz toda a diferença. A gente fica sem tempo de sair de casa e aqui eles fazem tudo”, relata.

Roberto dos Anjos é um dos enfermeiros responsáveis pelo PAI e diz que, durante a pandemia, o trabalho de telemonitoramento foi essencial para manter os cuidados mesmo à distância. “Trabalhamos bastante com mídia. Fizemos vídeos educativos e enviávamos para as famílias. Quando era necessário o atendimento, íamos sempre com o EPIs necessários para proteger o idoso”, conta.

Construindo Histórias

Minidocumentário produzido pela Prefeitura de São Paulo que mostra um serviço municipal de forma humanizada. O Programa de Atendimento ao Idoso – PAI – leva atenção e cuidado aos idosos em maior situação de vulnerabilidade. Confira o episódio completo do Construindo Histórias no canal do YouTube.