Notícias

Programa Cozinha Escola é alternativa para quem busca renda por meio da gastronomia

No Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta quarta-feira (16) foram anunciadas ações de qualificação voltadas à gastronomia e segurança alimentar

De Secretaria Especial de Comunicação

A expansão do Cozinha Escola, programa que integra as políticas públicas da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, qualificará mil pessoas em cursos ligados à gastronomia e geração de renda. No Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta quarta-feira (16), o prefeito Bruno Covas e os secretários de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, e Educação, Bruno Caetano, anunciaram uma portaria conjunta que estabelece o uso dos CEUS para a execução das próximas turmas do programa.

O evento contou com a entrega de certificados para 20 mulheres do Programa Tem Saída, que foram qualificadas nos cursos “aproveitamento integral de alimentos” e “boas práticas de manipulação de alimentos na cozinha”. As mulheres passam a integrar a equipe do Programa Operação Trabalho, que atua na sensibilização, coleta e triagem de alimentos nas feiras doadoras do Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos já arrecadou 250 toneladas de alimentos.

“A Prefeitura tem o dever de promover a qualificação profissional e dar oportunidade para que as pessoas possam conquistar o seu trabalho ou começar a empreender. Parabéns a todas as formandas que superaram dificuldades para chegar até aqui”, afirmou o prefeito.

O Cozinha Escola é uma extensão do trabalho realizado nos Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresans), que já qualificou mais de 9 mil pessoas por meio de oficinas de curta duração.

Com aulas práticas de fácil entendimento, o objetivo é preparar o participante que deseja criar um negócio próprio, gerando renda com a venda de pães, salgados e doces, além de destacar cuidados com a manipulação de alimentos e segurança alimentar

“O Cozinha Escola é um programa que valoriza a vocação da cidade de São Paulo para a gastronomia, fazendo com que milhares de pessoas possam se qualificar para trabalhar no setor de alimentação. Só nos últimos dois anos nós já tivemos 9 mil pessoas se qualificando em cozinhas da Prefeitura, mas agora, com essa portaria de hoje, entramos em uma nova etapa com cursos mais sólidos e com mais conhecimento”, disse a secretária Aline Cardoso.

O aproveitamento integral de alimentos, boas práticas de manipulação de alimentos na cozinha, assim como orientações sobre empreendedorismo e geração de renda também são pautas debatidas nos cursos, que têm duração de 20 a 120 horas. Em seis meses, a iniciativa pretende formar 50 turmas com 20 pessoas cada, qualificando mil pessoas em diversas regiões de São Paulo.

“Foi um curso que trouxe conhecimento para a minha vida. A partir do momento que eu participei desta oficina, eu posso ensinar e ajudar outras pessoas, aplicar na minha própria casa e inovar. Estou muito feliz porque foi penas o início, será apenas mais um passo para uma vida nova que terei”, disse Elizabeth Justino da Silva, que participou da Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos

A Fundação Paulistana, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para aplicar sua metodologia nos cursos do Cozinha Escola. A temática das aulas é diversificada passando por preparo de panetones, massas, doces, salgados e quitutes.

Em novembro, o Cozinha Escola será realizado nas zonas Norte, Leste e Oeste da cidade. Os cursos acontecerão em unidades selecionadas dos CEUs e em equipamentos da Prefeitura, como a cozinha do Mercado Municipal da Lapa e o já utilizado Cresan Vila Maria.

A próxima turma acontece no CEU Paz, na Brasilândia, Zona Norte, a partir de 18 de outubro. Os interessados devem ter acima de 18 anos e se candidatar presencialmente ou pelo link: www.bit.ly/cozinhaescolaceupaz. É necessário apresentar CPF e documento com foto.  

 

Serviço
Próxima turma do Cozinha Escola - Qualificação gratuita
Data: 18 a 25 de outubro
Horário: 13h30 às 17h30
Local: CEU Paz
Endereço: Rua Daniel Cerri, 1549 – Jardim Paraná / Zona Norte.
Inscrições: presenciais ou no link: http://bit.ly/cozinhaescolaceupaz

Ações do documento