Quinta-feira, 8 de Abril de 2021 | Horário: 21:26

Programa Cidade Solidária completa um ano com mais de 2,5 milhões de cestas básicas distribuídas

Ação levou 30 mil toneladas de alimentos à população mais vulnerável, e passa agora por intensificação durante a manutenção da situação de emergência e do estado de calamidade pública decorrentes da evolução da pandemia do coronavírus

O programa Cidade Solidária, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), para garantir a segurança alimentar e a saúde básica das pessoas em situação de extrema vulnerabilidade chegou a um ano de vida na última quarta-feira (07/04) com mais de 2,5 milhões de cestas básicas e 1,1 milhão de kits de higiene e limpeza distribuídos. Neste momento em que o Brasil é epicentro da pandemia a ação realizada em conjunto com entidades organizadas da sociedade civil foi intensificada com o aumento no volume de cestas básicas adquiridas e da campanha de doações.

O total de alimentos entregues à população pelo programa neste primeiro ano alcançou 30 mil toneladas. Além de cestas básicas de alimentos, limpeza e higiene, a Prefeitura de São Paulo também aceita doações de ração para os animais companheiros de pessoas em situação de rua.

Participam do movimento entidades como a Fundação Tide Setúbal, Ação Educativa, Instituto Alana, Itaú, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Instituto Acaia, WRI, União dos Movimentos de Moradia, União dos Movimentos de Cortiço, Movimento Terra de Deus, Terra de Todos, Todos pela Educação e Cruz Vermelha. Além destas entidades, diversas outras estão sendo convocadas para participar do Cidade Solidária.

A iniciativa de voluntariado está sendo intensificada neste que é considerado o pior momento da pandemia e seguirá assim durante a manutenção da situação de emergência e do estado de calamidade pública decorrentes da COVID-19 na cidade de São Paulo. “Depois de um ano de programa, com o recrudescimento da pandemia é preciso que não só a prefeitura, mas também a sociedade se mobilize neste desafio de amparar a população mais vulnerável com a doação de alimentos”, considera a Secretária de Direitos Humanos e Cidadania Cláudia Carletto.

Como doar

As pessoas que quiserem contribuir com o programa podem fazer doações de cestas básicas ou de alimentos não perecíveis que compõem as cestas. Também é possível doar materiais de higiene e limpeza e quem preferir pode ainda fazer doações em dinheiro diretamente para o programa Cidade Solidária. As doações podem ser entregues nos 19 equipamentos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e no Galpão da Cruz Vermelha Brasileira, localizado na Rua Av. Moreira Guimarães, 699, Indianópolis (Zona Sul).

Veja a relação dos equipamentos da SMDHC e dos itens que compõem as cestas básicas e os kits de higiene clicando aqui.

As empresas, organizações e pessoas jurídicas que tenham interesse em doar devem entrar em contato pelos telefones 11 2833-4170, 2833-4166, ou 2833-4165, ou enviar um e-mail para: doações@prefeitura.sp.gov.br.

Para os interessados em fazer doações em dinheiro para um fundo que viabiliza a aquisição de cestas básicas as informações para realizar a transferência bancária:

PMSP/SMDU-Cidade Solidária CNPJ: 46.395.000/0001-39

Agência 1897-X

C/C 2020-6

Cadastro de entidades

Entidades da Sociedade Civil que realizam ações sociais com populações vulneráveis devem cadastrar as solicitações para o recebimento dos mantimentos para indicar os locais e a quantidade de famílias que precisam de assistência, de maneira totalmente digital pelo Portal 156.

Para ser uma das beneficiárias do programa, a entidade não pode ter fins lucrativos, e deve possuir registro de CNPJ ativo e histórico de atuação de cunho social. As inscrições das entidades candidatas serão realizadas pelo Formulário de Inscrição, disponibilizado exclusivamente no Portal de Atendimento 156.

Cada instituição pode realizar mais de uma solicitação, desde que buscando atender públicos ou regiões distintas, e a quantidade de cestas a serem entregues será determinada pela coordenação do Programa, de acordo com o número de famílias cadastradas e a capacidade de atendimento.

O link para acesso direto à inscrição dos interessados em receber as cestas pode ser acessado clicando aqui.

Para mais informações acesse o link da página da SMDHC clicando aqui no site da prefeitura ou o site www.spcidadesolidaria.org.