Sábado, 14 de Janeiro de 2017

Programa SP Cidade Linda começa na Avenida 23 de Maio

Horário: 00:00
Corredor Norte-Sul recebe serviços de zeladoria para revitalizar áreas degradadas

A Avenida 23 de Maio começou a receber neste sábado (14) a terceira ação do São Paulo Cidade Linda, programa de zeladoria da Prefeitura de São Paulo que tem como principal objetivo revitalizar áreas degradadas da cidade. Assim como já havia acontecido nas Avenidas Nove de Julho e Paulista, o prefeito João Doria liderou o início das ações uniformizado, como ato simbólico de valorização do trabalho realizado pelos profissionais que cuidam da cidade. Desta vez, vestido com a roupa das equipes de manutenção, o prefeito pintou uma mureta que estava pichada e pediu a colaboração de todos para manter a limpeza na cidade.

“Proteja a cidade, não jogue o lixo fora do lixo, denuncie os pichadores, denuncie aquelas pessoas que sujam a cidade, jogando lixo nas calçadas. Contribua para que a cidade seja uma cidade melhor”, disse o prefeito.

O programa concentrará os trabalhos no trecho da avenida entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário João Jorge Saad, o Cebolinha, na região do Parque Ibirapuera, em ambos os sentidos. A ação envolve serviços de conservação de pavimento; limpeza de galerias; reforma de sarjetas; conserto de passeios, muretas e guias; reforma de acessibilidade; conservação de jardins e canteiros; poda de árvores; troca de lixeiras; limpeza de monumentos; lavagem das calçadas; varrição; retirada de entulhos; manutenção da iluminação pública e das paradas de ônibus; remoção das pichações; reparo de guarda-corpo; da sinalização de trânsito, além da retirada das faixas e cartazes.

Mureta da Avenida 23 de Maio - Antes

Mureta da Avenida 23 de Maio - Depois

Para realizar toda a operação de zeladoria urbana, a Prefeitura contará com o trabalho 1.008 pessoas das áreas de limpeza urbana, segurança pública, assistência social, Prefeituras Regionais, de empresas que prestam serviços à gestão municipal e de empresas parceiras. Também foram disponibilizados 155 veículos entre viaturas e carros envolvidos na limpeza.

Clique aqui e veja o conjunto de ações que será realizado ao longo da Avenida 23 de Maio.

Ações de Trânsito
Para auxiliar as ações do programa de zeladoria urbana, durante toda a semana a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transportes (SPTrans) montaram um esquema operacional em toda a Avenida 23 de Maio. O tráfego de veículos será monitorado com 160 agentes de campo, 12 gestores de tráfego e 25 viaturas, entre motos, picapes e guinchos.

Para recuperar os equipamentos viários e promover melhorias nas condições de dirigibilidade e segurança aos condutores, estão previstas a revitalização de 46 placas de sinalização e o remanejamento de 13 colunas de suporte das placas.

Durante os trabalhos, podem ocorrer intervenções na circulação de veículos de modo a garantir a segurança de pedestres, motoristas, passageiros e das equipes de trabalho. As interdições serão feitas pelos agentes e técnicos da CET em duas etapas: na primeira, haverá bloqueio da faixa direita, liberando-a ao trânsito, posteriormente, para bloqueio da faixa esquerda.

A operação do transporte público será acompanhada pela equipe de fiscalização da SPTrans. Caso seja necessária alguma intervenção no viário, serão feitos os ajustes necessários na operação dos ônibus.

Iluminação
A medida também promove melhorias em todo o entorno da avenida. Na Praça Santíssimo Sacramento, três lâmpadas queimadas foram trocadas e o local também recebeu quatro novos postes de iluminação. Já no quadrilátero que compreende as ruas Said Aiach, Achilles Masetti, Doutor Flaquer e Carlos Steinen, 10 dez novas unidades de iluminação pública foram instaladas.

Na própria 23 de maio houve a troca de 15 luminárias de LED, e três postes. Também foram aprimoradas as iluminações do Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32 e do Monumento aos 80 anos da Imigração Japonesa, da artista plástica Tomie Ohtake.

Próximas ações do SP Cidade Linda
04 de fevereiro - Avenida Mateo Bei