Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018 | Horário: 15:04

Programa Bolsa Trabalho forma nova turma

73 jovens foram capacitados durante o segundo semestre de 2018
1550526-Cerimônia de Formatura do Bolsa Trabalho”

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Direitos Humanos e Cidadania e Inovação e Tecnologia, realizou nesta segunda-feira (17) a formatura do Juventude, Trabalho e Fabricação Digital, do programa Bolsa Trabalho. O projeto capacitou 73 jovens, com idade entre 16 e 20 anos.

"A política pública precisa estimular a educação. Através dela se constrói a ponte mais importante, aquela que diminui as distâncias sociais. Este curso é a cara da nossa cidade e tem o DNA do empreendedorismo. É uma aposta importante na área de tecnologia, um fator de inclusão do qual nos orgulhamos, porque 30% dos empregos em São Paulo estão nesse setor. Queremos que a cidade continue crescendo, porém respeitando o próximo e investindo na qualidade de vida", afirmou o prefeito Bruno Covas.

O objetivo do Bolsa Trabalho é habilitar os participantes, provenientes de famílias com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo nacional, que estejam matriculados em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino ou tenham concluído o ensino médio, inclusive o profissionalizante, para o uso de ferramentas tecnológicas e digitais. Também faz parte da meta do programa estimular ações de desenvolvimento local nas periferias da capital e incentivar o aumento da escolaridade. Durante o curso, os alunos recebem uma bolsa-auxílio mensal da Prefeitura no valor de R$ 493,70.

“Ao juntar empreendedorismo, tecnologia e direitos humanos, o programa oferece aos jovens uma formação técnica abrangente, que permite o desenvolvimento de uma série de habilidades socioemocionais importantes para atuar em um mercado de trabalho em constante evolução”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso. Para Berenice Giannella, secretária de Direitos Humanos e Cidadania, “o Bolsa Trabalho dá a estes formandos a possibilidade de transformar os sonhos em realidade, por meio da capacitação, do trabalho, da inovação e mostra que o estudo não só vale a pena, como pode fazer toda a diferença na vida das pessoas”.

Segundo o secretário municipal de Inovação e Tecnologia,  Daniel Annenberg, a vivência nos laboratórios de fabricação digital estimula a experimentação e o desenvolvimento de projetos criativos.

“Precisamos ampliar o acesso da população às novas tecnologias”, destacou.

Sobre o Bolsa Trabalho

Regido pela lei 13.841, de 7 de junho de 2014, o programa tem duração de seis meses, As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira. Dois dias da semana são destinados à formação em Direitos Humanos, com palestras temáticas e visitas a museus e centros culturais. Os demais, são reservados para aulas de tecnologia nas unidades da rede pública de laboratórios Fab Lab.

O conteúdo também conta workshops sobre empreendedorismo e criação de projetos, formação em tecnologia e inovação digital, palestras para a discussão de temas que envolvem direitos humanos, além de visitas a museus e centros culturais. Em dois anos, o Bolsa Trabalho já capacitou 219 pessoas.

Sobre o Fab Lab Livre SP

Uma das maiores redes de laboratórios públicos de fabricação digital da América Latina, o programa FAB LAB LIVRE SP é inspirado na filosofia da cultura maker ou “faça você mesmo”. São espaços colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, onde o cidadão possui acesso livre, por meio de tecnologia de ponta, para desenvolver ideias e projetos. Os cursos e oficinas permitem a criação de quase tudo, de uma pequena escultura a um drone, robô ou prótese. São mais de 30 tipos de formações sobre temas como modelagem 3D, robótica e marcenaria, eletrônica e fabricação de projetos. São equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores de software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, além de ferramentas de marcenaria e mecânica. Conheça mais sobre os 12 laboratórios dispostos na Capital em www.fablablivresp.art.br.